Equívocos sobre Seleção Natural

Devido ao fato de a seleção natural poder produzir adaptações incríveis, é tentador pensar nela como uma força toda poderosa, que instiga os organismos, constantemente empurrando-os em direção ao progresso – mas não é assim que a seleção natural é.

Primeiro, a seleção natural não é toda poderosa; ela não produz a perfeição. Se seus genes são “bons o suficiente”, você terá alguns descendentes na próxima geração – você não tem que ser perfeito. Isso deveria estar bem claro apenas ao olharmos para as populações a nossa volta: as pessoas podem ter genes para doenças genéticas, plantas podem não ter os genes para sobreviver a uma seca, um predador pode não ser rápido o bastante para pegar sua presa toda vez que tem fome. Nenhuma população ou organismo é perfeitamente adaptado.

Segundo, é mais preciso pensar na seleção natural como um processo ao invés de uma mão guia. Seleção natural é o resultado simples da variação, reprodução diferencial e hereditariedade – é desatenta e mecânica. Não tem objetivos; não esta se esforçando para produzir “progresso” ou um ecossistema balanceado.

Fórmula para a seleção natural
 
Evolução não funciona desta forma
Evolution does not work this way.
 

É por isso que “precisa”, “tenta” e “quer” não são palavras muito precisas quando se trata de explicar evolução. A população ou indivíduo não “quer” ou “tenta” evoluir e a seleção natural não pode tentar fornecer o que um organismo “precisa”. Seleção natural apenas seleciona entre quaisquer variações existentes na população. O resultado é a evolução.

No extremo oposto da escala, a seleção natural é, às vezes, interpretada como sendo um processo aleatório. Isso também é um equívoco. A variação genética que ocorre em uma população por causa de uma mutação é aleatória – mas a seleção age nessa variação de maneira muito não-aleatória: variantes genéticas que ajudam na sobrevivência e na reprodução são muito mais prováveis de se tornarem comuns do que as que não ajudam. Seleção natural NÃO é aleatória!

Explore mais
•  Sobrevivência do “Apto o suficiente”
•  Genes deletérios

Ensine Isso!
Planos de aula para ensinar sobre seleção natural

próximo
Co-Evolução







Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.