Créditos

Esse site é um projeto colaborativo do Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia (UCMP) e o National Center for Science Education (Centro Nacional dos EUA para Ensino das Ciências).

Membros da Equipe:

Roy Caldwell é professor no Departamento de Biologia Integrativa/ Integrada na Universidade da Califórnia de Berkeley (UC) e Diretor interino do UCMP. Apesar de a pesquisa original do Roy ter sido centrada em migração de inseto, agora seu interesse maior é o comportamento e a ecologia de invertebrados marinhos tropicais. Sua atual pesquisa é focada na ecologia comportamental dos crustáceos estomatópodes, um grupo de predadores marinhos tropicais comumente conhecidos como camarões mantis. Roy fez seu doutorado na Universidade de Iowa em 1969.

Jennifer Collins é professora secundária de ciências com Mestrado em Tecnologia Educacional. Ela possui experiência tanto em ensino de ginásio quanto de colegial. Além da docência, ela adora projetar planos de aula, liderar reuniões de trabalho e auxiliar seu marido em trabalho biológico de campo.

Josh Frankel é o administrador da web do UCMP. Ele graduou-se em Biologia Integrativa na UC Berkeley e tem trabalhado como produtor/criador de websites por muitos anos. Ele também é cartunista.

Alan D. Gishlick é um estudioso pós-doutorado do National Center for Science Education (Centro Nacional dos EUA para Ensino das Ciências), uma organização sem fins lucrativos dedicada a defender o ensino da evolução em escolas públicas. O interesse em sua pesquisa inclui as transições funcionais na história da vida, seus papéis em conceitos de identidade biológica e sua utilização na interpretação dos padrões da evolução. Ele também é interessado no ensino da história da vida e na fronteira entre ciência e religião, especialmente em como se relaciona com evolução biológica. Ele recebeu seu doutorado em Geologia e Geofísica da Universidade de Yale.

Scott Hays está comprometido com ensino em rede pública desde 1977. Lecionou por vinte anos em uma escola rural de duas salas, passou cerca de quatro anos como provedor de desenvolvimento profissional nas áreas de ciências e aquisição de linguagem e aposentou-se em 2005 após ensinar história e técnicas de linguagem/inglês para alunos do sétimo ano (12-13 anos). A propósito, ele ensina crianças, não programas!

Crissy Huffard terminou recentemente seu trabalho de graduação no departamento de Biologia Integrativa. Seu interesse pelo comportamento, ecologia e evolução de Cefalópodes, particularmente polvos pigmeus, a levou a descrever em sua tese de doutorado a ecologia comportamental de um tipo de polvo do Indo-Pacífico. Em seu tempo livre, Crissy cria ilustrações científicas. Ela ajudou a preparar imagens e desenhos gráficos para o Entendendo a Evolução.

Al Janulaw é Professor Associado do UCMP e é ex-presidente da California Science Teachers Association (Associação de Professores de ciências da Califórnia). Ele leciona o curso de métodos científicos no programa interdisciplinar da Universidade Estadual de Sonoma. Ele possui extensa experiência em trabalhar com desenvolvimento de currículo e estratégias pedagógicas com professores ativos e em formação. Em junho de 2001 ele se aposentou das salas de aula após 32 anos trabalhando com crianças.

Sharon Janulaw foi a diretora do North Bay Science Project (Projeto de Ciências da Baía do Norte), um centro de projetos de ciências da Califórnia situado na Universidade Estadual de Sonoma. É Especialista em Educação Científica na oficina de educação do município de Sonoma. Sharon está de licença do Cotati-Rohnert Park Unified School District (Distrito Escolar Unificado Cotati-Rohnert Park) onde já lecionou educação infantil e primária e as unidades de ciência, o programa GLOBE, Olimpíadas Científicas e o programa HP Mentor nas salas de primário.

Andrew Lee está em busca de um doutorado no departamento de Biologia Integrativa e é aluno membro do UCMP. Sua pesquisa foca no relacionamento entre estrutura e função dos ossos dos membros dos dinossauros. Ele é especialmente interessado em entender como mudanças evolutivas na função do membro influenciam a história desses ossos. Lecionar é um de seus outros interesses, seja inglês para primário e ginásio, biologia em faculdade ou mesmo como guia de museu.

David R. Lindberg é o chefe do departamento de Biologia Integrativa e ex-diretor do Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia (UCMP). Sua pesquisa tem foco na evolução de organismos selecionados (principalmente moluscos) e as resultantes interações entre os organismos e seus habitats, através do tempo. Há mais de 15 anos ele tem realizado trabalho de campo e pesquisa na maior parte da margem leste do Pacífico. Ele também é o Pesquisador Principal de três projetos do UCMP de extensão da educação primária e secundária, com foco no uso de tecnologia para expandir o acesso a recursos científicos. Tornou-se doutor em Biologia na Universidade da Califórnia em Santa Cruz.

Eric Meikle é o Coordenador de projetos de extensão no National Center for Science Education (Centro Nacional dos EUA para Ensino das Ciências). Foi primeiramente pesquisador associado no Institute of Human Origins e professor adjunto no Departamento de Antropologia da Arizona State University. Tem doutorado em antropologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley e realizou pesquisas em fósseis de macacos do velho mundo. Tem ensinado evolução humana e primata por mais de vinte anos.

Anne Monk é professora de ciências no ginásio por mais de 10 anos. Ela também foi Diretora de Educação na Marine World, trabalhou como pesquisadora de campo e naturalista e se envolve com programas educacionais de ciências por mais de 20 anos. Anne é um membro fundador do programa de treinamento de professores do Mills College: Liderança no Ensino de Ciência Básica - Leadership In Teaching Elementary Science (LITES). Ela recebeu os prêmios Craven e Klingenstein por excelência em lecionar. Atualmente, Anne leciona ciências na escola Katherine Delmar Burke em São Francisco, Califórnia.

Judy Sheen tornou-se doutora em Biologia Integrativa na UC Berkeley em 2001 e graduou-se em Biologia na faculdade de Harvard-Radcliffe. Enquanto ainda era aluna da graduação, trabalhou com a equipe do projeto para colher informações sobre a importância da evolução para a sociedade de hoje. Está atualmente trabalhando no campo de engenharia ambiental como planejadora.

Judy Scotchmoor é Diretora de Educação e Programas Públicos no Museu de Paleontologia da UC. Anteriormente a esse cargo, foi professora de ciências no ginásio por 25 anos. Seu amor por trabalho de campo em paleontologia foi contagiante para seus alunos e tornou-se a base de seu currículo científico, integrando naturalmente múltiplas disciplinas de ciências. Judy também reconhece o uso da tecnologia como ferramenta para aprender e ensinar. Hoje, no museu, seus papéis são muitos, mas seu interesse primordial continua a ser o uso da paleontologia como veículo para aprimorar o ensino de ciências em sala.

Eugenie C. Scott, antropólogo físico, é Diretor Executivo do National Center for Science Education (Centro Nacional dos EUA para Ensino das Ciências), uma organização sem fins lucrativos que defende o ensino da evolução em escolas públicas. Eugenie já escreveu abundantemente sobre a controvérsia da criação e evolução e é consultada por professores, juntas executivas de escolas e pela mídia para conselhos no ensino da evolução. Recebeu em 2002 o National Science Board Public Service Award.

Dave Smith se apaixonou por dinossauros quando criança e sonhava em tornar-se um paleontólogo. Na faculdade, Dave descobriu que certos requisitos como cálculo, física, química e ciências da computação, bem... não combinavam com ele, então ele desistiu de algum dia escavar um dinossauro e voltou-se a sua segunda paixão, artes. Hoje, Dave combina seus talentos como artista gráfico no museu de paleontologia da UC e tem ajudado a escavar dinossauros pelos últimos quatorze verões.

Mark Stefanski tem mais de dezesseis anos de experiência de ensino de ciências no colegial e já ensinou todas as séries de ginásio. Entre os reconhecimentos que já recebeu estão um Access Excellence Fellowship e o prêmio NSTA's Ohaus por inovar estratégias de ensino de ciência colegial. Mark está atualmente lecionando na Marin Academy, em San Rafael, Califórnia, e trabalhando como consultor educacional independente. É casado e feliz com uma professora de ciências ginasial e tem dois gatos.

Caroline A.E. Strömberg é uma colega pesquisadora pós doutorada no Museu Sueco de História Natural em Estocolmo. Ela recentemente terminou seu doutorado pela UC, em Berkeley. Sua pesquisa focaliza a origem e propagação de pastagens e em como isso influencia a evolução da fauna associada (e.g. cavalos). Já realizou trabalhos de campo extensos através dos EUA central e oeste, assim como na Patagônia e Colômbia. Ela continua envolvida com programas de extensão educacional pelo UCMP.

Mark Terry tem lecionado no nível secundário tanto em escolas públicas quanto independentes por mais de trinta anos, em Nova York, Califórnia, Oregon e Washington. É co-fundador da Northwest School em Seattle, onde trabalhou como diretor da escola de 1983 até 1990 e depois como diretor do departamento de ciências desde então. Mark é autor do livro de educação ambiental “Teaching for Survival” (New York: Ballantine 1971) e tem escrito ensaios, com associados, ao longo dos anos. Mark recebeu um BA em Antropologia (física) pela Universidade de Washington; um MAT em Ensino de Ciências pela Universidade de Cornell; e já completou um ano de seu doutorado em Antropologia Física pela Universidade de Washington.

Anna Thanukos é assistente de pesquisa pós doutorada da UCMP, que se interessa em genética evolutiva, filogenética e comunicação científica. Ela tem mestrado em Biologia Integrativa e um doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela UC Berkeley.

Colleen Whitney foi admistradora da rede da UCMP e participou do planejamento e desenho inicial do site.

Carl Zimmer escreve frequentemente sobre evolução. Seus livros incluem At the Water's Edge (1998), Parasite Rex (2000), e Evolution: The Triumph of an Idea (2001). Carl escreve artigos para revistas incluindo a National Geographic, Science, e Popular Science. Sua coluna "The Evolutionary Front" aparece regularmente em Natural History. Foi editor sênior  na Discover e recebeu muitas honras, incluindo a Guggenheim fellowship, por seu trabalho.

Apoiaram esse projeto:


A Fundação Nacional de Ciência sob concessão nº 0096613. Quaisquer opiniões e conclusões ou recomendações expressas nesse material são do(s) autor(es) e não necessariamente refletem as visões da Fundação.


O Howard Hughes Medical Institute sob concessão nº 51003439.



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Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.