Quando a seleção sexual deserta (2 de 2)

página anterior

Existem várias respostas possíveis para explicar como esses genes aparentemente desvantajosos se espalharam através da população, entre elas:

  • A seleção desertora:
    Imagine uma população de pássaros na qual as fêmeas escolhem os parceiros aleatoriamente. Machos com caudas ligeiramente mais longas voam um pouco mais habilmente, evitam a predação e por isso, sobrevivem mais do que machos com caudas mais curtas. Nessa situação, um gene para escolhas femininas (cauda longa = mais sexy) será favorecido, já que – escolhendo o macho com cauda longa – ela terá filhos com caudas mais longas. Esse traço irá se espalhar pela população até a maioria dos machos terem caudas longas e a maioria das fêmeas preferirem parceiros com cauda longa. Até agora tudo bem.

    Entretanto, uma vez que isso aconteceu, o processo pode ficar fora de controle até o traço do macho se tornar tão exagerado que vira desvantagem. Em outras palavras, a preferência feminina, ao invés de vantagem para sobrevivência, pode começar a impulsionar a evolução de caudas cada vez mais longas, até que os machos se encontrem com uma plumagem chamativa que não mais os ajuda a evitar a predação.

  • Bons genes:
    Imagine outra população de pássaros na qual fêmeas escolham os parceiros ao acaso. Alguns machos na população têm melhores genes para sobrevivência do que outros, mas é difícil dizer se um macho tem bons genes ou não. Nesse cenário, ter a cauda longa faz com que seja mais difícil sobreviver – elas são caras de produzir e manter. E porque elas são tão caras, somente machos com recursos extras conseguem produzi-las. Nessa situação, uma cauda longa é um indicador de bons genes. Um gene para escolhas femininas (cauda longa = mais sexy) será favorecido, já que – ao escolher um macho de cauda longa/bons genes – ela terá filhos com bons genes. Esse traço se espalhará pela população até a maioria das fêmeas escolherem machos com caudas longas e machos que conseguem produzi-las serão favorecidos.

Se as fêmeas escolherem machos com cauda “longa e cara”, será garantido pegar bons genes! Se eles escolherem machos com cauda “curta e barata”, pode ser que ele tenha ou não bons genes.

transparent spacer
Next Topic:
Seleção Artificial


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.