Este é o sítio wiki de apoio à disciplina Ecologia de Comunidades (BIE5778) dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Zoologia da USP.
Comunidades biológicas são conjuntos de populações de espécies em um dado local e momento.
A Ecologia de Comunidades identifica os padrões de riqueza, abundância e composição de espécies nas comunidades biológicas, e os mecanismos que criam esses padrões. De maneira análoga à Teoria Evolutiva moderna, tais mecanismos pertencem a quatro grandes classes:
Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, que propõem como diferentes combinações desses mecanismos criam e mantém as comunidades biológicas (Vellend 2010, 2016).
EACH - USP
http://lschiesari.wixsite.com/ecologia-aplicada
lschiesa[at]usp[ponto]br
IB - USP, Depto. de Ecologia
http://ecologia.ib.usp.br/let
prado[at]ib[ponto]usp[ponto]br
IB - USP, Depto. de Zoologia
https://cienciadaconservacao.weebly.com/
renatapardini[at]usp[ponto]br
O cerne da disciplina são discussões de artigos relacionados a cada um dos temas, com duração de 90 minutos por artigo. Cada discussão é mediada por uma dupla de alunos.
Links com dicas sobre como ler criticamente artigos científicos:
Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis):
Práticas em computador: análises e simulações do portal EcoVirtual.
Palestras dos professores, para contextualizar o tema de forma mais ampla, após as discussões dos artigos.
É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais.
Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as ideias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos.
Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos:
Os moderadores serão responsáveis por conduzir a discussão dos artigos. Para tanto, sugerimos que, anteriormente à aula, discutam entre si os artigos, identificando tópicos que considerem importantes para a discussão em classe. A partir destes, planejem uma estratégia para encorajar a participação dos colegas, com o objetivo de que exponham sua avaliação crítica (1) dos artigos e suas implicações e (2) da relação entre os dois artigos do mesmo tema e destes com aqueles de aulas passadas. Neste caminho, é essencial que os moderadores resgatem a discussão de eventuais impasses infrutíferos, e garantam que a discussão abranja os tópicos identificados como importantes de ambos os artigos no tempo disponível. É importante também evitar que a discussão seja dominada por um ou poucos alunos, pois a discussão torna-se tediosa e a participação de alunos menos experientes ou naturalmente menos vocais é intimidada.
No caso da nossa disciplina, uma boa estratégia é começar a discussão pelo artigo clássico e depois seguir para o artigo mais contemporâneo, fechando com uma comparação entre eles. Uma vez que a discussão dura 3 horas, grosseiramente pode-se planejar dois períodos de 1h-1h15 de discussão, um para cada artigo, separados por um intervalo de meia hora.
O material nos links acima podem auxiliar com dicas adicionais de como planejar uma moderação de discussão em sala de aula. A seguir vai nosso resumo destas dicas:
Cada alunos escreve um ensaio sobre o impacto em sua pesquisa de um dos conceitos abordados na disciplina. Consulte a seção de ensaios para saber mais.
Número de alunos com cada conceito desde a criação da disciplina
Ano | Conceito A | Conceito B | Conceito C | Conceito R |
---|---|---|---|---|
2009 | 12 | 4 | 1 | 0 |
2010 | 2 | 6 | 4 | 0 |
2011 | 7 | 1 | 4 | 0 |
2012 | 9 | 4 | 0 | 0 |
2013 | 6 | 7 | 1 | 0 |
2014 | 6 | 3 | 3 | 0 |
2016 | 12 | 6 | 0 | 1 |
2017 | 3 | 2 | 2 | 0 |
2019 | 6 | 7 | 2 | 0 |
2020 | 6 | 6 | 0 | 0 |
2021 | 12 | 2 | 0 | 0 |
2022 | 10 | 2 | 1 | 0 |
2023 | 7 | 2 | 0 | 0 |
Total % | 58,0% | 30,8% | 10,7% | 0,6% |
A bibliografia recomendada para cada tema está na seção “Temas e leituras”, que você acessa pelo menu lateral.
Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A Resolução 5213 da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplina, apenas pelos alunos regularmente inscritos nela.