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Um objetivo principal da ecologia de comunidades é encontrar explanações sintéticas para os padrões observados de abundância de espécies ao longo de escalas do espaço e do tempo (Ricklefs & Schluter, 1993; Brown, 1995). Nos últimos anos, o impacto da publicação do livro “The Unified Neutral Theory of Biodiversity and Biogeography” por Hubbell (2001) gerou grandes discussões no âmbito teórico da ecologia. Isso porque a Teoria Neutra da Biodiversidade de Hubbell desafia a visão clássica do papel central dos processos competitivos na estruturação de comunidades ecológicas. A história da Ecologia é muito marcada pela idéia de nicho e as implicações de seus desenvolvimentos teóricos. Desde Grinnell (1917), e mais formalmente desde Hutchinson (1957, 1959), ecólogos desenvolveram estruturas teóricas para o conceito ecológico de nicho na busca de explicar a coexistência de espécies com características similares nas comunidades ecológicas. Para Hutchinson (1957, 1959) o conceito de nicho definido como um “hipervolume” incluí limite de sobreposição da utilização de recursos entre espécies similares e escalas de tolerância para variáveis físicas do ambiente. Sua idéia sobre o nicho fundamental e realizado invoca a competição para explicar porque as espécies ocupam somente um subconjunto do espaço do nicho que é apropriado para elas na ausência de concorrentes (Hubbell, 2005). O princípio central da teoria de nicho foi proposta por Gause (1934), conhecido como o “princípio da exclusão competitiva”, e postula que duas espécies com nichos idênticos não podem coexistir indefinidamente. De Gause em diante, as regras de montagem e coexistência de espécies nas comunidades foram moldadas quase exclusivamente nos termos da competição, apesar de numerosas tentativas, na maior parte mal sucedidas, de ampliar a discussão incluindo mecanismos adicionais (Hubbell, 2005). Portanto, dentro da concepção do conhecimento ecológico, a competição sempre ocupou uma posição central no entendimento da estrutura e funcionamento dos sistemas naturais.
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