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Avaliação da disciplina
Registro das avaliações da disciplina feitas pelos alunos.
2014
Pontos fortes
Intervenções dos professores durante as discussões. Isto foi melhorando com o passar das discussões.
Disciplina baseada em discussão de artigos: treinamento em leitura crítica, conhecer artigos que não são da área específica.
Artigos bem escolhidos.
Artigo clássico e contemporâneo
Exercícios ajudam a entender e é bom que sejam feitos em casa e discutidos em sala.
Pontos fracos
A sala de aula: quente, ar condicionado barulhento.
Época ruim: terminou muito no fim do ano.
Passar as festas com a responsabilidade do ensaio (outro problema de começar muito tarde). Preferível ter tempo para entregar o ensaio antes das férias.
Sugestões
Discussões ao ar livre (Jardim da botânica, com picnic) com flichart.
Começar a disciplina no início de novembro.
Professores devem interferir em discussões que estejam perdendo pontos cruciais.
Professores planejarem antes os tópicos relevantes de cada artigo para planejar sua interferência nas discussões.
Evitar repassar cada passo dos exercícios na discussão. Pautar a discussão dos exercícios pelas perguntas do roteiro.
Promover mais discussão durante as aulas teóricas (e.g. algum artigo polêmico para fechar).
Discutir a proposta de cada um para o ensaio, na última aula ou por meio de forum online.
2013
Pontos fortes
Proposta pedagógica clara e coerente
Abordagem construtivista
Temas e artigos atualizados
Discussões dos artigos
Leitura de papers clássicos e sua comparação com artigos modernos
Abordagem teórica
Exercícios preparam bem a discussão
Palestras após as discussões sintetizam bem
Pessoas que falam pouco também compreenderam bem
A experiência de moderar a discussão é positiva para os alunos
A experiência de participar de discussões é positiva para os alunos
Orientações claras sobre discussão, moderações, ensaios
A moderação ser em dupla e não individual
O conjunto de atividades promoveu um aprendizado efetivo do conteúdo
Períodos de pausa em momentos estratégicos da disciplina
As diferenças de formações e perspectivas entre os professores (incluindo discordâncias explícitadas nas discussões).
Pontos fracos
A moderação deixa a ansiedade de qual o roteiro que os professores adotariam.
Papel dos professores na moderação ainda intimida ou pode mudar o rumo.
Época do ano em que foi oferecida: muito próximo ao fim de ano
Palestra pelo professor que não participou das discussões por vezes não estava tão contextualizada.
Exercícios em sala foi desperdício de tempo de aula. Assim como leitura, é algo a se fazer em casa
Artigo (e figura) do Vellend foi citado e usado como apoio em várias ocasiões, mas só foi discutido no último dia. Funciona como referencial teórico para finalizar, mas não para ligar as aulas à medida do que foram dadas.
Aula biogeografia: as leituras apontam para um aspecto (relação local x regional) mas na aula vemos que é muito mais do que isso.
Sugestões
Incluir a apresentação dos alunos na primeira aula, com ênfase em seu background e as razões do interesse em ecologia de comunidades
Refletir sobre o papel dos professores nas discussões e explicitar isso nas orientações sobre as moderações
Oferecer a disciplina no início do ano (melhor para os mestrandos e tb porque fim de ano é mais cheio).
Professores colaboradores participarem pelo menos das discussões dos artigos relacionados à sua palestra
Texto do Levin (1996) como um leitura adicional para a primeira aula (além do I don't know)
Substituir exercícios em sala por discussão dos resultados em sala, de pelo menos duas horas, com roteiro de perguntas sobre os resultados.
Não é preciso mencionar o artigo de Vellend a cada aula.
Leitura moderna da aula biogeografia e história alguma outra abordagem moderna e não mais de regressão local x regional
Manter dias de intervalo no meio do curso, para pausa, leitura e exercícios práticos.
2011
Pontos fortes
Ênfase na discussão das teorias gerais.
Equilíbrio entre teorias de nicho (seleção sensu Vellend) e as teorias baseadas em outros processos (deriva, especiação e dispersão).
Feriados no decorrer da disciplina ajudaram, pois deram mais tempo para leitura.
Tentativa de buscar um framework geral que dá lógica à disciplina.
Uso de um artigo clássico e um contemporâneo em cada unidade:
Importante ler clássicos que já vimos citados várias vezes, mas não conhecíamos.
Foram bons pontos de partida para entender e discutir a teoria.
Leitura crítica e discussão de artigos:
Oportunidade de ler os artigos clássicos
Exercícios práticos em computador facilitam o entendimento de conceitos
Moderação:
Tarefa de moderar e escrever a resenha é desafiadora mas ajudou a compreender em profundidade o artigo.
Prepara melhor para o debate (os moderadores).
É uma experiência importante de aprendizado.
Deixa os colegas mais à vontade para intervirem na moderação.
Pontos Fracos
Faltou tempo para ler os artigos após os exercícios respectivos.
Falta um exercício sobre múltiplos estados, resiliência e histerese.
Quatro artigos por aula foi difícil de assimilar, para alguns temas.
Na semana sem feriado e com a tarefa de moderação faltou tempo para leitura.
Resenha + moderação consumiu muito tempo.
Faltou avaliação do andamento da moderação no decorrer da disciplina, como foi feito com a participação individual nas discussões, que foi avaliada logo na primeira semana.
Faltou mais orientações sobre como moderar as discussões.
Muitas das moderações enfatizaram uma releitura coletiva do texto.
Principalmente no início, o fato de haver uma avaliação das contribuições na discussão inibiu a participação.
Excesso de intervenção dos professores nas disciplinas.
Sugestões
Incluir exercício sobre resiliência e histerese, que dê continuidade ao exercício de equilíbrio.
Planejar tempo para ter os artigos introdutórios, fazer os exercícios e então ler os artigos para discussão.
Indicar um só texto introdutório, ao invés de dois, quando possível
Incluir instruções objetivas no site, indicando o que se espera (e.g. número e tipo de questões que cada moderador deve apresentar).
Professores podem conduzir a primeira moderação para dar o exemplo, e depois dar uma breve orientação.
Propor que todos devem trazer uma questão para cada discussão.
Sortear os moderadores ao início de cada discussão.
Avaliação de cada moderação feita pelos alunos, anônima ou não.
Explicar claramente que a avaliação das contribuições nas discussões é de atitude em contribuir com o debate, e não de acerto no conteúdo.
Incluir no wiki espaço para os alunos postarem suas contribuições (artigos, dicas, sites, etc)