Conservação para Ensino Médio
Manguezal no município de Bertioga - SP Perda da biodiversidade
Autor:
Roberto Langanke
Indicado para:
Texto indicado para estudantes de ensino médio
O declínio das populações de pandas, tigres, elefantes e baleias chamou a atenção da sociedade para o risco de extinção das espécies , que tem ocorrido em uma taxa de 50 a 100 vezes maior do que a taxa natural. E a grande ameaça à biodiversidade mundial é o uso que a humanidade vem fazendo do meio ambiente, causando a fragmentação e degradação de habitats , além da perda de ecossistemas naturais.
Cerca de 45% das áreas originais de florestas tropicais do Planeta já foram destruídas,a maior parte no último século.
Mais de 10 barreiras de corais - um dos mais ricos ecossistemas do Planeta - já foram destruídas e 1/3 do que resta vai desaparecer nos próximos 10 a 20 anos. Os manguezais, que são berçários de inúmeras espécies, foram reduzidos a 50% de sua área original.
Essa fragmentação e destruição dos ecossistemas, com substituição de ambientes naturais por áreas urbanas, agrícolas ou industriais, causa a morte de um grande número de indivíduos, restando somente populações pequenas e isoladas nas "ilhas" remanescentes. As conseqüências são um alto graude endocruzamento, a perda da variabilidade genética

e a invasão por espécies exóticas . A invasão por espécies exóticas causa alterações nas relações tróficas, aumento da competição entre as espécies (por alimento ou espaço), que leva à maior vulnerabilidade das espécies nativas.
Mudanças atmosféricas globais aumentam ainda mais a degradação do meio ambiente. A destruição da camada protetora de ozônio aumenta a incidência de radiação ultravioleta (UV) na superfície da Terra e o aquecimento resultante modifica as condições ambientais.
Ecossistemas desequilibrados são incapazes de realizar seus processos normais, como a ciclagem de nutrientes e a autodepuração, o que compromete sua produtividade e afeta a sobrevivência das espécies em todos os níveis da cadeia trófica .
Por causa dessa complexidade dos problemas ambientais, a conservação da biodiversidade exige a união de estratégias políticas, jurídicas, econômicas, educativas e ambientais. As desigualdades sociais e tecnológicas entre os países "desenvolvidos" e os países "em desenvolvimento" impedem que se melhore a qualidade de vida dos cidadãos, resultando em explosão populacional e aumento da pobreza, principalmente nos países em desenvolvimento.
Este quadro só pode ser revertido se forem adotados modos de produção sustentáveis que permitam a utilização racional dos recursos naturais (uso adequado de terras, das fontes de energia e dos recursos minerais), com a criação de leis que disciplinem e limitem a utilização de ecossistemas, com o desenvolvimento de técnicas de restauração e reabilitação de áreas degradadas ou contaminadas, com tecnologias limpas de produção de bens e serviços, com a reciclagem de materiais, e com a conscientização da população quanto à importância da conservação do ambiente que ela ocupa, para garantir sua própria qualidade de vida.


Conservação para Ensino Médio -- Seja bem vindo