Conservação para Ensino Médio
Jacaré alimentando-se de uma piranha, fato típico nesse ecossistema Como ecossistemas funcionam?
Autor:
Roberto Langanke
Indicado para:
Texto indicado para alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental II
Um ecossistema é um sistema dinâmico, onde comunidades de plantas, animais, fungos e micro-organismos interagem constantemente umas com as outras por meio de relações tróficas e reprodutivas, além de interagir também com os fatores físicos do meio - água, luz, ar, minerais e nutrientes. Estas interações geram uma variedade de funções e serviços dos ecossistemas, sem os quais a Terra não pode sustentar a vida, tais como: produção de alimentos e todo tipo de matéria prima, combustíveis, medicamentos, etc.
Os ecossistemas são fundamentais também na absorção e decomposição de poluentes da água e da atmosfera, na manutenção da fertilidade do solo pela ciclagem de

nutrientes, na estabilização do clima, na polinização das plantas e no controle de pragas e de doenças. A qualidade de vida das sociedades humanas depende destes vários serviços e funções dos ecossistemas, e seria extremamente caro ou mesmo impossível substituí-los. Por exemplo, seria impraticável substituir o controle populacional que ocorre naturalmente, como resultado das relações entre presas e seus predadores, ou substituir a polinização realizada pelos insetos e pelos pássaros.
Abaixo encontramos uma animação que resume todo o funcionamento de um ecossistema:


Animação: Fluxo de energia em um ecossistema
Clique aqui para fazer o download desse arquivo

Vale lembrar que a quantidade de energia disponível para os seres vivos vai sempre diminuindo. Dessa forma, os produtores primários, ou seja, as plantas, são ricos em energia, pois a produzem utilizando energia solar. Quando os herbívoros se alimentam dos produtores primários, utilizam parte dessa energia no seu metabolismo e perdem parte dessa energia na forma de calor. Assim, a quantidade de energia disponível para um carnívoro que se alimenta de um herbívoro é menor do que a disponível a um herbívoro quando este se alimenta de um produtor primário, por exemplo. Assim, quanto mais longe se vai na cadeia alimentar, menor a quantidade de energia disponível para os animais.

Conservação para Ensino Médio -- Seja bem vindo