HIV: A Ultima Palavra em evolução (1 de 3)

Biólogos evolutivos podem nos ajudar a descobrir pistas para encontrar novas maneiras de tratar ou vacinar contra o HIV. Essas dicas emergem das origens evolutivas do vírus, de como as populações humanas têm se desenvolvido sob pressão de outros patógenos letais e de como evolui a resistência do vírus às drogas que desenvolvemos. Controlar a doença pode depender de controlar a evolução desse vírus que se adapta constantemente.

HIV micrografiaO vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, representado ao lado brotando de um leucócito) é uma das mais rápidas entidades evolutivas conhecidas. Ele se reproduz desordenadamente, acumulando várias mutações enquanto copia o seu material genético. Ele inclusive se reproduz na velocidade da luz – um único vírus pode gerar bilhões de cópias em um único dia. Para combater o HIV, nós devemos entender sua evolução dentro do corpo humano para finalmente descobrir um jeito de controlar sua evolução.

A perspectiva evolutiva do HIV tem levado cientistas a olhar em três diferentes direções nas suas pesquisas de tratamentos e vacinas:

• Qual é a origem evolutiva do HIV?
•Porque algumas pessoas são resistentes ao HIV?
• Como podemos controlar a evolução da resistência do HIV às nossas drogas?

 
Origens do HIV-1

1. Qual é a origem evolutiva do HIV?
O HIV, assim como qualquer outra entidade evolutiva, foi profundamente marcado por sua história. Cientistas que estudam a história evolutiva do HIV descobriram que ele está intimamente relacionado a outros vírus. Esses vírus incluem o SIV (Vírus da Imunodeficiência Símia), que infecta macacos, e os menos semelhantes FIV (as cepas felinas) que infectam os gatos.

Porém, estudos dessas linhagens virais relacionadas mostraram algo surpreendente: primatas com SIV e gatos selvagens com FIV parecem não ser prejudicados pelo vírus que eles carregam. Se os cientistas descobrirem com os primatas não-humanos e os gatos selvagens conseguem viver com esses vírus, eles podem aprender melhores formas de tratar as infecções de HIV ou preveni-las totalmente.

O diagrama mostra um pouco da história evolutiva do HIV como a conhecemos hoje. Um vírus ancestral (embaixo) evoluiu cepas que infectaram chimpanzés (SIV). Com o tempo, novas cepas começaram a infectar humanos (HIV).

 

 

 

• Micrografia eletrônica de varredura da geminação de um HIV-1 a partir de um leucócito, cortesia do CDC.
• Diagrama da Origem Evolutiva do HIV, adaptado a partir de Evolution: The Triumph of an Idea, de Carl Zimmer, © 2001, Harper Collins Publishers. Reproduzido com autorização.

próxima página


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.