Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


roteiros:modelos_b

Essa é uma revisão anterior do documento!


Roteiro 3: Outras formas de construir modelos no Mark

No roteiro anterior construímos dois modelos de ocorrência usando as PIMs (Parameter Index Matrix). Mas existe um jeito mais fácil de construir modelos no Mark, que é usando a PIM Chart. Vamos abrir a nossa análise anterior e construir os mesmos dois modelos usando a PIM Chart. O programa deve abrir na tabela de modelos e os dois modelos que rodamos no roteiro anterior devem estar lá. Vamos clicar no modelo Psi(.) p(t) para tornar ele ativo e depois clicar no botão “Retrieve” (destacado em vermelho), ou no português “Recuperar”. Isto fará com que possamos editar a PIM Chart ou a PIM deste modelo, e não de qualquer outro modelo que esteja na nossa tabela.

Após deixar este modelo ativo, vamos abrir a PIM Chart clicando em “PIM” na barra de menu e depois “Parameter Index Chart”. Na PIM Chart temos todos os parâmetros na mesma janela, ao invés de duas janelas como na PIM. No eixo horizontal (x) da PIM Chart temos os parâmetros indexados com números diferentes. Neste caso o modelo tem cinco parâmetros. E no eixo vertical (y) temos os diferentes parâmetros do modelo: a probabilidade de ocorrência (Psi) e a probabilidade de detecção (p). Neste caso temos o mesmo modelo que recuperamos da tabela. É fácil notar isto porque temos um retângulo azul maior na probabilidade de detecção, que corresponde a um parâmetro de detecção para cada visita. Enquanto neste modelo a probabilidade de ocorrência não pode variar no tempo e, portanto, só um parâmetro será estimado. Vamos rodá-lo novamente clicando em “Run” e depois “Current model”. Coloque o nome do modelo indicando que este modelo foi rodado na PIM Chart: “Psi(.) p(t) PIM Chart”. Depois de rodar feche a PIM Chart e veja na tabela de modelos que os resultados são os mesmos para as duas formas de construção de modelos.

Abra novamente a PIM Chart deste modelo e vamos manipulá-la para construir o modelo sem variação temporal nas probabilidades de detecção. Clique com o botão direito do mouse no retângulo azul das probabilidades de detecção e depois clique em “Constant”. Agora o retângulo ocupa o espaço de somente um parâmetro e está do mesmo tamanho do retângulo azul da probabilidade de ocorrência, ou seja, ele não varia mais com o tempo. Você pode arrastar com o mouse o retângulo da probabilidade de ocorrência até a posição do parâmetro “2” ou clicar com o botão esquerdo do mouse e depois “Renumber no overlap”. A nossa PIM Chart deve ficar como a da figura abaixo. Rode este modelo novamente dando um nome que tenha alguma referência à PIM Chart, por exemplo: “Psi(.) p(t) PIM Chart”. Novamente, se olharmos para a nossa tabela de modelos, teremos exatamente os mesmos resultados se rodarmos estes modelos pela PIM ou pela PIM Chart.

roteiros/modelos_b.1382300417.txt.gz · Última modificação: 2024/01/12 10:39 (edição externa)