Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


roteiros:pratica:nephila

Exercício Prático "Nephila"

Neste exercício iremos focar na aranha Nephila clavipes. Esta espécie constrói teias grandes que podem ser encontradas isoladas ou agregadas. Os machos são muito menores que as fêmeas e podem deixar a teia temporariamente. Por isso, a detecção dos mesmos tende a ser mais difícil quando a teia está alta ou o acesso entre a vegetação não permite uma inspeção mais minuciosa.

<WRAP center round box 80%>

Fêmea de Nephila clavipes

</WRAP>

<WRAP center round box 80%>

Repare a diferença de tamanho entre o macho (menor) e a fêmea de Nephila clavipes

</WRAP>

Objetivo

Estimativas da probabilidade de ocorrência e detecção de machos de Nephila clavipes (Arachnida) em teias nos arredores do prédio da Ecologia. Além disso, testar se algumas covariáveis estão relacionadas a essas estimativas.

Método

Serão realizadas seis visitas a cada teia para detecção dos machos (segunda-feira de tarde, quarta-feira de manhã, meio-dia e de tarde, e sexta-feira de manhã e meio-dia). Cada teia deverá ser inspecionada por aproximadamente 1 minuto à procura dos machos. Lembre-se que outras espécies de aranha menores também podem ser encontradas nas teias.

<WRAP center round box 80%> CUIDADO PARA NÃO DANIFICAR AS TEIAS!!! MOVIMENTE-SE COM ATENÇÃO E CUIDADO!! NÃO SE APROXIME DEMAIS DAS TEIAS. </WRAP>

Veja na escala de amostragem abaixo quais teias você deve inspecionar em cada visita. Procure as teias designadas usando o mapa e esquema abaixo abaixo.

Escala de amostragem

Mapa de amostragem

<WRAP center round box 80%> </WRAP>

Dados

roteiros/pratica/nephila.txt · Última modificação: 2024/01/12 10:40 por 127.0.0.1