Seleção Natural: Charles Darwin & Alfred Russel Wallace (2/3)

página anterior

Seleção de traços
Na batalha pela existência, sobrevivência e reprodução não acontecem por acaso. Darwin e Wallace perceberam que se um animal tem algum traço que o ajuda a resistir aos elementos ou a acasalar com mais sucesso, ele pode deixar mais descendentes do que outros. No geral, o traço irá se tornar mais comum na geração seguinte e na geração após essa.

Reprodução de pombos
 

Enquanto Darwin trabalhava com seleção natural ele passou muito tempo com criadores de pombos, aprendendo seus métodos. Ele descobriu que o trabalho deles era uma analogia para a evolução. Um criador de pombos seleciona indivíduos para reproduzir com intuito de produzir uma protuberância no pescoço. Similarmente, a natureza inconscientemente “seleciona” indivíduos melhor preparados para sobrevivência das condições locais. Dado tempo suficiente, Darwin e Wallace argumentavam, a seleção natural é capaz de produzir novas estruturas corpóreas, desde asas até olhos.

Esquerda: O Pombo-correio (inferior esquerdo) e o Brunner pouter (inferior direito) são derivações do pombo rocha selvagem (topo).
• Imagem do Pombo correio cortesia de The Pigeon Cote.
• Imagem do pombo brunner pouter cortesia de Layne’s Pigeon Site.
• Imagem do Pombo rocha selvagem cortesia do Dr. Antonio J. Ferreira © California Academy of Sciences
próxima página


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.