Biogeografia: Wallace e Wegener (1/2)

Alfred Russel Wallace

Hoje, Alfred Russel Wallace (esquerda) é prisioneiro dos “parênteses” científicos, como em: “ a teoria da evolução por seleção natural proposta por Charles Darwin (e também por Alfred Russel Wallace)”. No entanto, Wallace foi um grande naturalista por si só, especialmente no modo que ele usou a teoria da evolução para interpretar o mundo natural. Em uma de suas mais importantes aplicações, ele ajudou a fundar a ciência moderna da biogeografia — o estudo de como as espécie estão distribuídas pelo do planeta e como elas se distribuíram dessa forma.

Mamíferos da Floresta de Bornéu

Os padrões de Variedade das Espécies
Wallace já havia aceitado a evolução quando ele começou suas viagens em 1848 pela Amazônia e sudeste da Ásia. Em suas viagens, ele procurou demonstrar que a evolução realmente aconteceu, mostrando como a geografia afetava a variedade das espécies. Ele estudou centenas de animais e plantas, tomando cuidado de registrar onde cada um foi encontrado. Os padrões que ele encontrou eram evidências favoráveis para a evolução. Ele foi indagado, por exemplo, de como as fronteiras estabelecidas por rios e montanhas delimitavam os habitats de muitas variedades de espécies. A explicação convencional de que espécies tinham sido criadas com adaptações para o clima particular da região onde elas vivem não faz nenhum sentido, visto que ele encontrou regiões com climas semelhantes e animais completamente diferentes.

Wallace chegou a mesma conclusão que Darwin publicou em A Origem das Espécies: biogeografia era apenas um registro da hereditariedade. Enquanto as espécies colonizavam novos habitats e suas velhas fronteiras eram divididas por montanhas e outras barreiras naturais, eles foram se conformando na distribuição em que se encontram atualmente.

Esquerda: O livro de Wallace escrito em 1876, A distribuição Geográfica dos Animais, tem desenhos representando as formas de vida animal das regiões biogeográficas que ele identificou. Esses são mamíferos típicos das florestas de Borneo.
Região Oriental de Wallace
Esse mapa do livro de Wallace de 1876, mostra sua concepção biogeográfica da região Oriental, dividida em quatro sub-regiões (marcadas pelas linhas vermelhas). As “Linhas deWallace” são marcadas pela seta. Click para ampliar.

Wallace levou o estudo da biogeografia a níveis muito superiores aos de Darwin. Enquanto ele viajava pela Indonésia, por exemplo, ele foi surpreendido pela imensa distinção entre a parte noroeste do arquipélago e a parte sudeste, apesar de seus climas e terrenos serem similares. Sumatra e Java eram ecologicamente mais parecidos com a Ásia, enquanto Nova Guiné era mais parecida com a Austrália. Ele traçou um limite notavelmente claro que contornava as ilhas, que mais tarde ficaram conhecidas como “Linhas de Wallace”. Mais tarde ele reconheceu seis grandes regiões biogeográficas na Terra, e a Linha de Wallace dividiu a região oriental e australiana.


Leia O manuscrito de Wallace escrito em 1858, sobre as espécies..
  •Wallace (em 1848), imagem cortesia de The Alfred Russel Wallace Page. próxima página


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.