Semelhanças do desenvolvimento: Karl von Baer (1/2)

Como a vida começa? No alvorecer do século XIX, os naturalistas estavam olhando através de microscópios na esperança de encontrar a resposta. No processo, eles descobriram algumas peculiaridades sobre embriões. Uma galinha pode parecer muito diferente de um peixe, mas seus embriões compartilham algumas semelhanças. Os dois desenvolvem-se a partir de uma única célula em corpos em forma de tubo, por exemplo. Eles compartilham muitas características desde o início, como o conjunto de vasos sanguíneos arqueados em seus pescoços. Nos peixes, os vasos mantêm esse arranjo, de modo que possam obter oxigênio a partir de suas guelras. Mas em galinhas - bem como em mamíferos como nós, anfíbios e répteis - são retrabalhadas a uma anatomia muito diferente, adequada para a obtenção de oxigênio através dos pulmões.

Na Alemanha, onde a maior parte deste estudo foi feito, alguns pesquisadores afirmam que essas semelhanças são sinais de que a vida formou uma sucessão, das formas simples às mais elevadas (sendo as mais elevadas, é claro, nós mesmos). Quando somos embriões passando por essa sucessão - nós a "recapitulamos" - a caminho de nos tornarmos humanos. Começamos a vida como um verme, tornamo-nos um peixe (com arcos branquiais), um réptil, e assim por diante. Alguns naturalistas alegaram ainda que a recapitulação era evidência de que a vida tinha mudado com o tempo, conforme formas mais e mais elevadas surgiam na Terra.

Karl von Baer

von Baer: Recapitulação está arruinada
Em 1828, o embriologista estoniano Karl von Baer lançou um ataque fulminante na recapitulação. Um olhar cuidadoso nos embriões revelou que era impossível arranjá-los em qualquer sucessão significativa. Desde os primeiros estágios, os vertebrados compartilham uma anatomia que os invertebrados, como insetos ou vermes nunca adquirem. E mesmo dentro de vertebrados, existem fatos que se chocam com a recapitulação. Um ser humano não desenvolve uma asa ou um casco antes de formar uma mão – seres humanos, pássaros e cavalos começam com brotos de membros, que em seguida se diferenciam em membros adultos diferentes.

• Cortesia da imagem de Karl von Baer do Karl Ernst von Baer home page.

próxima página