Há uma tendência para a complexidade?

Como podemos definir complexidade? Para manejar o conceito, poderíamos comparar o número de diferentes tipos de célula ou o número de genes em uma espécie.

Se nós simplesmente compararmos a vida que provavelmente existia cerca de 3.5 bilhões de anos atrás com a vida que existe hoje, é óbvio que o nível “médio” de complexidade é mais alto hoje do que era quando a vida se originou. Mas isso é provavelmente apenas porque quando a vida começou, ela estava no seu limite mais baixo de complexidade: não havia alternativa senão aumentar!

O que acontece se ignorarmos a história primitiva da vida e apenas olharmos para a evolução depois de nos tornarmos razoavelmente complexos? Se a vida tem a oportunidade de ir para cima ou para baixo na escala de complexidade, ela tende a ir para cima?

A resposta para essa pergunta é simplesmente que nós não temos certeza – depende de onde você olha. Há muitos casos de simplificação (por exemplo, alguns insetos perderam suas asas) e outros nos quais linhagens se tornaram cada vez mais complexas (por exemplo, algumas asas de insetos evoluíram em órgãos complexos para controle de vôo).

1.Simplificação ou perda

Bichos pau Algumas linhagens de bichos pau perderam suas asas ao longo da evolução. Flor de aveia selvagem Uma flor de aveia silvestre simplificada e reduzida.

2.Complexidade aumentada.

A evolução modificou as asas traseiras de moscas para halteres, órgãos que ajudam a controlar seu vôo. O cérebro humano O relativamente complexo cérebro humano.

Não há evidências disponíveis hoje para apontar a uma tendência global em direção a complexidade na história da vida. Além disso, muitos organismos “simples” ainda estão por aí! A história da vida inteira poderia ser chamada de “Era das bactérias” porque as bactérias foram e ainda são  ubíquas, desde o começo da vida na Terra. Apenas uma ideia. Bactéria relativamente “simples” poderia ainda ser considerada soberana da Terra.

Explore mais
O que causam as tendências evolutivas?


• Foto do bicho pau cortesia de Robert Potts © California Academy of Sciences
• Flor de aveia silvestre © 2003 James B. Gratiot
• Foto da mosca cortesia de Dr. Antonio J. Ferreira © California Academy of Sciences
• Xilogravura do cérebro por Andreas Vesalius
• Micrografia de bactéria © Free University of Brussels (U.L.B.).

  Prova Rápida








Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.