O que causam as tendências evolutivas? (1/2)

A ciência pergunta não apenas “o que aconteceu?”, mas também “o que fez com que acontecesse?”. Acerca da observação de uma tendência evolutiva, como o aumento de tamanho de uma linhagem em particular, um cientista normalmente perguntaria: “o que está acontecendo aqui?”. Há várias explicações possíveis:

  • Imprevidência
    Se nós olhássemos os registros fósseis da linhagem que originou os cavalos modernos, nós veríamos uma tendência em direção ao aumento de tamanho. A evolução do cavalo é geralmente retratada como uma tendência constante, como representado abaixo.

    Evolução do cavalo descrito como uma tendência

    Entretanto, quando reparamos em todas as linhagens relacionadas com os cavalos (incluindo linhagens extintas), essa “tendência” começa a ficar borrada. Algumas linhagens de cavalos ficaram maiores, algumas ficaram menores e algumas foram de um lado para o outro na escala. A tendência comumente retratada em direção ao aumento de tamanho, não é uma tendência generalizada, mas sim o resultado de pessoas limitando sua imprevidência até a linhagem dos cavalos modernos.

    A tendência quando se olha para uma borra linhagem quando você olha para todas as linhagens

  • Fronteiras físicas ou funcionais
    Se uma linhagem começa sua evolução perto de um limite (como de tamanho ou complexidade), nós inevitavelmente observaremos uma tendência de afastamento do limite das linhagens.Estas linhagens mostram uma tendência, porque a sua evolução começou perto de um limite

    Por exemplo, várias vezes durante sua história evolutiva, os foraminíferos têm sido dizimados pelas extinções, restando apenas algumas linhagens de tamanho pequeno. Essas linhagens se diversificaram em linhagens filhas, as quais a maioria era maior do que as linhagens parentais. Eles definitivamente experimentaram uma tendência em direção uma maior média de tamanho corporal, mas a tendência pode ter sido baseada no fato de que os foraminíferos não podiam ficar menores do que eram. Eles não tinham mais para onde ir senão para cima!1

1Arnold, Kelly, and Parker, 1995
• Imagem dos foraminíferos cedida pelo National Collection of Foraminifera © Smithsonian Institution

próxima página


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.