Conceito Biológico de Espécies

O conceito biológico de espécies define espécie como os membros de populações que cruzam, ou tem potencial para cruzar, naturalmente, não de acordo com a similaridade de aparência. Apesar de a aparência ser útil na identificação de espécies, isto não as define.

Aparência não é tudo

  1. Os organismos podem parecer uns com os outros e serem de espécies diferentes. Por exemplo, cotovias ocidentais (Sturnella neglecta) e cotovias orientais (Sturnella magna) parecem quase idênticas, ainda assim não cruzam entre si – portanto, elas são espécies separadas de acordo com essa definição.
  2. Cotovia Oriental Cotovia Oriental
    A cotovia ocidental (esquerda) e a cotovia oriental (direita) parecem ser idênticas, e suas áreas de distribuição se sobrepõem, mas seus diferentes cantos previnem o acasalamento entre espécies.

  3. Organismos podem parecer diferentes e ser da mesma espécie. PorDuas formigas da espécie Pheidole barbata, desempenhando papéis diferentes na mesma colônia exemplo, olhe para essas formigas. Você poderia pensar que elas são espécies distantemente relacionadas. Na verdade, elas são irmãs — duas formigas da espécie Pheidole barbata, desempenhando papéis diferentes na mesma colônia.

Muitas características podem variar de uma única espécie. Por exemplo, a planta hortência pode ter “flores” rosas — elas são na verdade folhas modificadas — ou “flores” azuis. Mas isso não significa que nós podemos classificar as duas formas como espécies diferentes. Na verdade, você pode fazer com que uma planta de “flor” azul se torne uma planta de “flor” rosa apenas trocando o pH do solo e a quantidade de alumínio absorvido pela planta.

Somando-se ao problema

Nós já apontamos duas das dificuldades com o conceito biológico de espécie: O que você faz com os organismos de reprodução assexuada, e o que você faz com os organismos que, ocasionalmente, formam híbridos uns com os outros? Outras dificuldades são:

O que significa dizer que tem “potencial para cruzamento?” Se uma população de sapos fosse dividida por uma auto-estrada, como mostrado abaixo, que impediu os dois grupos de sapos de cruzarem, devemos designá-los como espécies separadas? Provavelmente não— mas quão distantes eles têm que estar para que possamos traçar a linha?

Como distante separados devem ser dois grupos a serem espécies distintas?

  • Espécies em anel são espécies com uma distribuição geográfica que forma um anel com sobreposições nas extremidades. As muitas subespécies de salamandras Ensatina da Califórnia exibem sutis diferenças morfológicas e genéticas em toda a sua gama. Todas elas cruzam com seus vizinhos imediatos com uma exceção: no sul da Califórnia onde os extremos do intervalo de ocorrência coincidem, E.klauberi e E. eschscholtzii não reproduzem entre si. Então onde é que vamos marcar o ponto de especiação?

    Ensatina distribuição salamandra na Califórnia

  • Cronoespécies são diferentes estágios da mesma linhagem evolutiva que existiram em diferentes pontos no tempo. Obviamente, cronoespécies apresentam um problema para o conceito biológico de espécies — por exemplo, não é realmente possível (ou muito significativo!) descobrir se um trilobite que viveu a 300 milhões de anos teria cruzado com o seu antepassado que viveu a 310 milhões de anos.

    Esta linhagem trilobite abaixo evoluiu gradualmente ao longo do tempo:

    hypothetical trilobite clade

    Devemos considerar a trilobite A como uma espécie separada da trilobite D, em caso afirmativo, onde devemos dividir a linhagem em espécies distintas?

    Explore mais
    Outros Conceitos de Espécies

    Ensine Isso!
    Planos de aula para ensinar sobre espécies


    • Cotovia Ocidental, imagem de John and Karen Hollingsworth cortesia da U.S. Fish and Wildlife Service
    • Cotovia Oriental, imagem cedida por Ron Austing
    • Formiga, imagem cedida por Alex WildAnt

próximo
Definindo Espécies










Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.