spacer image

O experimento de Lederberg

Em 1952, Esther e Joshua Lederberg realizaram um experimento que ajudou a mostrar que muitas mutações são aleatórias, não diretas.

Aqui está o conjunto experimental para o experimento de Lederberg. Tudo que se precisa saber em termos de informação básica é que bactérias crescem em colônias isoladas em placas e que se pode reproduzir as colônias pressionando levemente um pano contra a placa original e “estampando”, com o mesmo pano, as outras placas. Bactérias de cada colônia são recolhidas no pano e depois depositadas nas novas placas.

A hipótese para o experimento é que raças de bactérias resistentes a antibióticos que sobrevivem a uma aplicação do mesmo, tinham a resistência antes da exposição aos antibióticos e não como resultado dela.

As bactérias são inoculadas 1. Bactérias se espalham em uma placa, chamada de “placa original”.
Bactérias crescem em colônias 2. Permite-se o crescimento até a formação de várias colônias diferentes.
Cópia de bactérias expostas à penicilina 3. Esse esboço de colônias é estampado da placa original para uma placa nova que contém o antibiótico penicilina.
sobreviventes 4. As colônias X e Y da placa estampada sobrevivem. Elas devem carregar uma mutação para resistência a penicilina.
Sobreviventes na placa original

5. Os Lederberg queriam responder a pergunta: as colônias da nova placa desenvolveram resistência ao antibiótico porque foram expostas a ele? A resposta é “não”:

Quando a placa original é lavada com penicilina, as mesmas colônias (aquelas em posição X e Y) sobrevivem – apesar de essas colônias da placa original nunca terem encontrado penicilina antes.

Logo, a bactéria resistente a penicilina estava lá na população antes da população encontrar o antibiótico. Elas não evoluíram a resistência em resposta a exposição ao antibiótico.

Explore mais
Mutações são Aleatórias

Ensine Isso!
Planos de aula para ensinar sobre a evolução da resistência aos antibióticos


próximo
As causas das Mutações


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.