spacer image

Sexo e Mistura genética: Os Detalhes

Recombinação introduz novas combinações gênicas em populações.

Aqui temos uma curta revisão da genética da reprodução sexual. Vamos usar a reprodução humana para ancorá-la porque é um tópico familiar, mas as ideias básicas se transferem para outros organismos com reprodução sexuada.

  • Genes estão localizados em longas cadeias de DNA chamadas cromossomos.


  • Combinação de fertilização mostrando chromasomes do espermatozóide e do óvulo Seres humanos têm 23 pares de cromossomos: um membro de cada par foi herdado da mãe e o outro do pai. Correspondentemente, nós temos duas versões de cada gene, um da mãe e outro do pai.

  • Se as pessoas reproduzissem retirando 23 pares de cromossomos da mãe e 23 pares do pai, o bebê teria cromossomos demais (46 pares). Então, óvulos e espermatozóides carregam apenas metade do numero usual de cromossomos – somente 23 cromossomos díspares, carregando uma versão de cada gene. Quando o óvulo e o esperma se unem, o bebê recebe os 23 pares normais.

  • Quando óvulos e espermatozóides são produzidos a célula parental primeiro copia cada cromossomo, deixando os pares duplicados ligados uns aos outros.

  • Produzir óvulos e espermatozóides é nossa primeira oportunidade de misturar e combinar genes. Quando a mãe produz o óvulo, seus cromossomos primeiro encontram seus parceiros correspondentes e há troca de DNA entre eles. Isso é chamado de recombinação. Por causa dessa mistura, genes da mãe da mãe e genes do pai da mãe podem acabar ao lado um do outro no mesmo trecho de DNA. (O mesmo acontece na produção de espermatozóides).
    diagrama mostrando a recombinação de cromossomos

  • Somente depois de os cromossomos recombinarem eles segregam para óvulos diferentes, assim cada óvulo termina com uma versão de cada cromossomo.
    • Meiose, primeira etapa (clique na imagem para animação):

    • Meiose, segunda etapa (clique na imagem para animação):


  • Diagrama de fertilização nova mostra "recombinados" genes combinando no ovo fertilizado.Quando o óvulo e o espermatozóide se encontram, o bebê herda uma combinação de genes que é totalmente única: ele carrega versões de genes dos 4 avós e ainda qualquer mutação que tenha ocorrido quando a mãe e o pai estavam produzindo o óvulo e o espermatozóide.
  •  

spacer image
Procurar o Centro de DNA Dolan aprender a revisão outros temas em genética básica.
próximo
Desenvolvimento


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.