spacer

Mutações são Aleatórias

Os mecanismos da evolução – como a seleção natural e a deriva genética – trabalham com a variação aleatória gerada pela mutação.

Acredita-se que fatores ambientais influenciem a taxa de mutação, mas geralmente não se acredita que influenciem a direção da mutação. Por exemplo, exposição a produtos químicos tóxicos pode aumentar a taxa de mutação, mas não causará mais mutações que farão do organismo mais resistente àqueles produtos. Nesse sentido, mutações são aleatórias – se uma mutação em particular acontece ou não é, geralmente, sem relação com quão útil essa mutação possa ser.

Nos EUA, onde as pessoas utilizam xampus com certos produtos químicos para matar piolhos, há grande quantidade de piolhos que são resistentes aos produtos do xampu. Há duas explicações possíveis para isso:

Hipótese A: Hipótese B:
Raças resistentes de piolhos sempre existiram – e apenas são mais frequentes agora porque todos os não resistentes tiveram uma morte espumosa. Exposição aos xampus de piolhos realmente causou mutações para resistência ao xampu.

Cientistas acreditam que a primeira explicação é a correta e que a mutação direta, a segunda explicação possível, não é certa.

Pesquisadores têm feito muitos experimentos nessa área. Apesar de os resultados poderem ser interpretados de várias maneiras, nenhum sustenta de forma definitiva a mutação direta. Apesar disso, cientistas ainda estão fazendo pesquisas que fornecem evidências relevantes para essa questão.

Além disso, experimentos deixam claro que muitas mutações são de fato “aleatórias” e que não ocorreram porque o organismo estava em uma situação onde essa mutação seria útil. Por exemplo, se expusermos bactérias a um antibiótico, provavelmente vamos observar uma grande prevalência da resistência ao antibiótico. Em 1952, Esther e Joshua Lederberg determinaram que muitas dessas mutações para resistência a um antibiótico existiam na população antes mesmo dessa população ser exposta ao antibiótico – e que a exposição ao antibiótico não fez com que esses novos mutantes resistentes aparecessem1.

Explore mais
O experimento de Lederberg

Ensine Isso!
Planos de aula para ensinar sobre mutações aleatórias

1 Lederberg, E., and J. Lederberg. 1952.
spacer image

próximo
As causas das Mutações


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.