O Cenário da Economia da Conservação: Preservando Diversidade Genética — Mais do que os Olhos Veem

Então o que exatamente preservamos quando atuamos sobre um ecossistema? Vamos avaliar três cenários gerais usando o sistema monetário:


Imagine três lagos com números idênticos de indivíduos. Embora o número de organismos em cada uma dessas comunidades seja o mesmo, essas comunidades possuem diferentes níveis de diversidade. Agora suponha que você só possa salvar um desses três lagos. Decisões sobre qual salvar podem ser tomadas pelo valor monetário deles (se você se concentrar em maximizar a diversidade genética) ou nas outras considerações descritas abaixo.

Lago 1

Lago 1 com baixo valor monetário

Valor “monetário” total: 3

Salvar esse ecossistema irá maximizar o número de indivíduos de uma única espécie. Você pode querer preservar esse ecossistema se essa em particular for uma espécie rara, uma espécie localmente endemic ou esparsamente distribuída.. Esta abordagem evita a perda potencial de variação genética em uma espécie ameaçada.

Outros fatores para considerar: A estratégia de uma única espécie pode não ser sustentável a longo prazo e não é a mais efetiva para preservar a biodiversidade.Uma espécie localmente endêmica pode ser salva ao se proteger uma pequena área, mas elas são muito susceptíveis a extinção devido a super-exploração e a perda de habitat. Além disso, salvar espécies esparsamente distribuídas na natureza é muito difícil e caro porque mesmo uma população pequena requer a proteção de uma grande área e de pequenas áreas conectadas por rotas de migração.

Lago 2:

Lago 2 com médio valor monetário

Valor “monetário” total: 1+1+1+2+1+2 = 8

Outra maneira de definir prioridades seria selecionar as regiões com o maior número de espécies. Nesse caso, indivíduos de diferentes espécies que estão intimamente relacionados uns aos outros.


Outros fatores para considerar: Pode ser importante preservar alguns ecossistemas porque eles são de interesse científico (ou do interesse de colecionador ou turístico). Por exemplo, lagos africanos com muitas espécies de ciclídeos são de interesse particular para os que estudam radiação adaptativa.

Lago 3:

Lago 3 com alto valor monetário

Valor “monetário” total: 1+1+1+1+1+1+2+2+4+3 = 17

Embora o mesmo número de espécies esteja representado nesse cenário e nos cenários anteriores, dessa vez nós levamos em consideração a relação evolutiva das espécies representadas no habitat. Essa estratégia iria maximizar a biodiversidade medida pela filogenia. Aqui, as espécies são menos relacionadas umas as outras do que no segundo cenário. Quanto mais informações sobre relações filogenéticas se tornam disponíveis, mais os políticos são capazes de tomar decisões que preservam a diversidade genética ao priorizar ecossistemas com uma representação mais ampla de espécies e linhagens.
Outros fatores para considerar: Além de ser o objeto de interesse científico e entretenimento popular, tais ecossistemas são valiosos porque eles são auto-perpetuadores. Ecossistemas biologicamente diversos preservam suas espécies componentes e, portanto, reduzem a necessidade de esforços de conservação futura dirigidas a espécies ameaçadas individuais.

Sistemas monetários atribuem números para os valores de conservação – e isso pode ser uma ferramenta útil ao se fazer comparações de diferentes ecossistemas. Entretanto, políticos também devem considerar aspectos menos quantificáveis da preservação do ecossistema – assim como o potencial do ecossistema para futuro uso, seu potencial para preservação a longo prazo e seu valor para a comunidade humana local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Leia mais sobre os perigos de populações pequenas e baixa variação genética na nossa sessão de preservação de espécies.

 

Prova Rápida


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.