Refúgios da Variação Genética: Controlando a Evolução de Pragas das Plantações (1/2)

Pragas desenvolvem resistência aos nossos pesticidas em um ritmo alarmante. Entretanto, a teoria evolutiva nos diz como podemos diminuir a taxa de propagação dos genes de resistência a pesticidas: fornecendo refúgios onde prosperem os insetos não resistentes.

Insetos persistentemente mordiscam plantações nos campos e diminui a margem de lucro que elas oferecem. O que o fazendeiro pode fazer? Pulverizar, é claro. Ou plantar lavouras que tenham sido geneticamente modificadas para produzir seus próprios pesticidas.

Mas a teoria evolutiva nos diz que essas soluções não irão funcionar indefinidamente. As pragas têm um tempo de geração curto e tamanho populacional grande – o que significa que elas evoluem rápido. Se os pesticidas forem aplicados generalizadamente ou se os campos forem amplamente plantados com plantas produtoras de pesticidas, irão evoluir insetos resistentes a pesticidas. Tem sido documentando certo grau de resistência em cada uma das principais classes de inseticidas usados na agricultura.¹

aplicação de pesticidas
Aplicação de pesticida em folhas de alface

Besouro de Batata
Besouro de batata


 

 


Leia mais sobre resistência a pesticidas no North Carolina State entomology tutorial .


 

• Foto de Pesticida cortesia do USDA, foto de Jeff Vanuga
• Foto de besouro de batata cortesia doUSDA, foto de Scott Bauer
1 Committee on Strategies for the Management of Pesticide Resistant Pest Populations (1986). Pesticide Resistance Strategies and Tactics for Management. National Academy Press, Washington DC.

próxima página


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.