Refúgios da Variação Genética: Controlando a Evolução de Pragas das Plantações (1/2)

página anterior

Refúgios
Existe alguma forma de diminuir a proliferação de genes resistentes? A teoria evolutiva aponta uma resposta: podemos fornecer um paraíso para insetos não resistentes (e seus genes não resistentes!). Esses paraísos são chamados refúgios – eles são campos sem pesticidas (pulverizados ou produzidos por plantas) localizados perto de campos plantados com lavouras produtoras de pesticidas. 

O diagrama abaixo ilustra como o refúgio retarda a evolução de pragas resistentes a pesticidas ao permitir que cepas não resistentes de pragas sobrevivam.

Efeito de refúgios na eficácia dos pesticidas

O refúgio pode ser particularmente importante em diminuir a proliferação de insetos resistentes ao pesticida Bt (produzido por um gene da bactéria Bacillus thuringiensis). Como um dos poucos pesticidas usados por fazendeiros orgânicos, o Bt mata um pequeno subconjunto de insetos e não afeta muitos organismos benéficos. Entretanto, a resistência a esse pesticida tem se tornado uma ameaça iminente com o milho e o algodão geneticamente modificados para produzir seu próprio Bt preenchendo mais e mais os campos. Essas plantações geneticamente modificadas aumentam a pressão seletiva para resistência ao Bt nas populações de insetos. Se insetos resistentes a Bt se tornarem comuns, fazendeiros orgânicos irão perder um dos poucos pesticidas que eles podem usar.

O refúgio retarda a evolução generalizada da resistência ao Bt ao fornecer paraísos onde os insetos não resistentes sobrevivem. O alelo para a resistência ao Bt por acaso é recessivo – o que significa que o alelo resistente pode ser mascarado pelo alelo não resistente dominante. Então se um inseto resistente (rr) vivendo no campo produtor de Bt acasalar com um inseto não resistente (RR) vivendo no refúgio, todos os seus descendentes serão não resistentes (Rr).

Prole de par homozigoto

Quando duas pragas heterozigotas acasalam, somente um em quatro descendentes (em média) será homozigoto recessivo (rr) e portanto resistente ao pesticida.

Prole de heterozigotos par

Ao manter refúgios para os alelos não resistentes, nós podemos prevenir que muitos dos alelos resistentes se expressem.  Mais insetos serão vulneráveis ao Bt e a proliferação de alelos resistentes irá diminuir.

Somente ao compreender a teoria evolutiva e reconhecendo como nossas soluções de curto prazo são suscetíveis a afetar a evolução de populações de insetos nos podemos descobrir maneiras de controlar a evolução da resistência.

 

 

 

 

 


Leia mais sobre refúgios em Cooperative Extension Service, Kansas State University.


  próximo
Conservação


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.