Uniformitarismo: Charles Lyell (3/3)

página anterior

 

Lyell construiu uma poderosa lente para ver a história da Terra. Na viagem de Darwin a bordo do Beagle, por exemplo, ele foi capaz de decifrar a história das ilhas Canárias (direita), aplicando as idéias de Lyell à rocha vulcânica que ele encontrou lá. Hoje, as medições por satélite revelam que as montanhas podem subir um centímetro por ano, enquanto os relógios radioativos ajudam a mostrar como eles estão subindo desse jeito há milhões de anos. Mas Lyell nunca poderia ter compreendido o mecanismo - as placas tectônicas - que faz esse tipo de mudança geológica acontecer.

 Tenerife, Ilhas Canárias

No entanto, os geólogos hoje também sabem que alguns dos fatores que modificaram a Terra no passado não podem ser vistos em funcionamento hoje. Por exemplo, a Terra primitiva foi atacada por gigantescos blocos de detritos solares, alguns tão grandes como Marte. Para os primeiros um ou dois bilhões de anos da história da Terra, as placas tectônicas ainda nem sequer existiam como as conhecemos hoje.

Lyell teve um efeito profundo na nossa compreensão da história da vida. Ele influenciou Darwin tão profundamente que ele postulou a evolução como uma espécie de uniformitarismo biológico. A evolução ocorreu de uma geração para a outra diante de nossos olhos, argumentou ele, mas ela trabalhou devagar demais para percebermos.

•Imagem das Ilhas Canary, Tenerife cortesia Roberto Bertero.


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.