Velha Terra, Vida antiga:
Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon (1/2)

Buffon

Nenhum único naturalista dos anos 1700 resume as mudanças revolucionárias que o Iluminismo trouxe para o estudo da natureza mais que Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon (1707-1788). Nos anos 1600 a maioria dos naturalistas acreditava que o mundo tinha alguns mil anos de idade e que as espécies eram criadas separadamente e organizadas em uma hierarquia imutável, com humanos posicionados exatamente abaixo dos anjos. Nos anos 1800, Darwin descrevia um mundo que era inconcebivelmente antigo, um mundo no qual a vida mudou gradualmente de uma forma para outra sem nenhuma necessidade de intervenção sobrenatural direta. Aproximadamente no meio dessas duas visões – tanto cronologicamente quanto intelectualmente – estava o notável Georges-Louis Leclerc Buffon.

A carreira de Buffon centrava-se em um único e enorme projeto: uma enciclopédia que ele chamou Histoire Naturelle, na qual ele planejava que tivesse tudo que era conhecido na sua época sobre o mundo natural. (Buffon conseguiu publicar apenas 36 dos 50 volumes do seu projeto antes de morrer). Para criá-la, ele foi capaz de desenhá-la a partir de sua própria experiência surpreendente, que ia da anatomia a botânica, assim como o conhecimento de outros especialistas que ele consultou. Mas para escrever sua enciclopédia ele não se limitou apenas a repetir as opiniões de outros. Ao contrário, ele tentou explicar todos os fatos que havia acumulado com teorias abrangentes sobre o planeta e seus habitantes.

 

Uma Explicação Não Bíblica da História da Terra
Buffon percebeu que para interpretar o mundo, ele tinha que entender sua história. E apesar das censuras da igreja, ele não confiou na Bíblia como um guia rigoroso dessa história. Em vez disso, ele usou a nova física de Isaac Newton para conjecturar quanta matéria em movimento poderia ter formado a Terra. Ele propôs que um cometa que colidiu com o sol liberou detritos que se tornaram os planetas do sistema solar. Inicialmente, a Terra era abrasadora, mas gradualmente ela esfriou até que a rocha fundida se tornou terra seca e as nuvens se transformaram em chuva para formar os oceanos. Buffon estimou que todo o processo demorou cerca 70.000 anos. Para a maioria dos europeus do tempo de Buffon, que consideravam que a Terra tivesse menos que 7.000 mil anos, isso era praticamente uma eternidade.

 Cometa em colisão com o sol
Buffon propôs que os detritos desprendidos da colisão de um cometa com o sol se tornaram os planetas.
•Imagem do sol/cometa adaptada de imagem da NASA. próxima página


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.