Hierarquias Aninhadas, a Ordem da Natureza: Carolus Linnaeus (2/2)

página anterior

Organizando a Vida em Hierarquias Aninhadas
Carlos Lineu se juntou a busca da classificação depois de se formar como um médico na Universidade de Uppsala. Botânica era parte da preparação de cada médico, já que a maioria dos medicamentos eram derivados de plantas. Depois de fazer expedições botânicas através Lapónia e da Suécia central, Lineu se convenceu que ele poderia organizar toda a vida em um único sistema artificial, um que seria seu primeiro passo para compreensão do desenho de Deus na natureza.

Sistema Natural
 Página do título do livro de Lineu Systema Naturae.
 

Em 1735 ele publicou a primeira edição do seu trabalho de referência, Systema Naturae. Nele, ele identificou cada espécie que ele conhecia de acordo com uma nomenclatura padrão, um nome do gênero seguido por um nome da espécie. Antes de Lineu, naturalistas usavam nomes desajeitados e irregulares que causavam confusão. Mas ele foi mais longe. Classificou os gêneros em grupos que ele chamou de famílias, que depois ele colocou em grupos maiores chamados ordens, e depois reinos, como caixas dentro de caixas.

Humanos como Primatas
A classificação de Lineu foi importante de várias maneiras, não somente a forma como ele classificou os humanos. Ele nomeou os humanos Homo sapiens e nos colocou no gênero Homo. Ele também colocou orangotangos e chimpanzés, os dois tipos de macacos conhecidos na época, no gênero Homo. E ele colocou Homo em uma família, que ele nomeou Primatas. Os primatas também incluíram dois outros gêneros, os símios e os lêmures. Embora Lineu acreditasse que humanos eram seres especiais na criação de Deus, ele encaixou a nossa espécie em seu sistema como outra qualquer.

Lineu organizou a vida com uma precisão quase geométrica, e estava tão impressionado com seu próprio sistema que o usou para organizar rochas e outras matérias inanimadas. Embora sua classificação dos minerais possa estar agora a muito esquecida, dentro do mundo biológico, pelo menos, o sistema Lianeano se provou útil. Era claro e direto, fazendo o desafio de classificar novas espécies muito mais fácil do que os sistemas anteriores. Tornou-se a forma padrão para organizar a diversidade da vida.

Biólogos ainda usam as convenções de Lineu atualmente quando eles nomeiam novas espécies. No entanto Darwin tornou as idéias por trás dessas convenções obsoletas. Darwin reconheceu que a evolução poderia produzir a hierarquia das semelhanças que tanto impressionou Lineu, conforme antigas espécies davam origem a novas espécies. Biólogos ainda colocam porcos, porcos-espinhos e pessoas em “mamíferos”, mas eles o fazem por que todas as evidências – comparações fósseis, anatômicas e gênicas— confirmam que eles descendem de um ancestral comum.

Os seres humnanos no sistema de Lineu
A espécie humana em modelo de classificação de Lineu moderno.
•Imagem do Systema Naturae cortesia de Systema Naturae.  


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.