O início da “Síntese Moderna”: Theodosius Dobzhansky (2/2)

página anterior

A criação de uma nova espécie
Em 1937, Dobzhansky publicou esses resultados em um livro marcante, Genética e a Origem das Espécies. Nele, ele esboçou uma explicação para como as espécies realmente vieram a existir. Mutações surgem naturalmente o tempo todo. Algumas mutações são prejudiciais em certas circunstâncias, mas um número surpreendente delas não tem nenhum tipo de efeito. Essas mudanças neutras aparecem em populações diferentes e persistem, criando uma variabilidade que é muito maior do que qualquer um tinha imaginado.

Essa variabilidade serve de matéria-prima para formação de novas espécies. Se as moscas de uma população reproduzissem entre elas mais do que com outros membros da mesma espécie, seu perfil genético mudaria. Novas mutações surgiriam na população isolada e a seleção natural poderia ajudá-las a se espalhar até que todas as moscas as carregassem. Mas justamente porque essas moscas isoladas estavam acasalando apenas dentro de sua própria população, as mutações não poderiam se espalhar no restante da espécie. A população isolada de moscas ficaria cada vez mais geneticamente distinta e alguns de seus novos genes poderiam se tornar incompatíveis com os genes de moscas de fora da população.

As mutações podem levar a novas espécies

Se esse isolamento durasse o suficiente, Dobzhansky argumentava, as moscas poderiam perder completamente a habilidade de reproduzir entre si. Elas poderiam simplesmente se tornar incapazes de acasalar com as outras moscas da espécie ou sua prole híbrida poderia ser estéril. Se essas moscas fossem agora, sair do isolamento, elas poderiam conviver com outros insetos, mas continuariam acasalando apenas entre si. Uma nova espécie teria nascido.

A Síntese Moderna
A habilidade de Dobzhansky de combinar genética com história natural atraiu muitos outros biólogos para unirem-se a ele no esforço para encontrar uma explicação unificada de como a evolução acontece. Seus trabalhos conjuntos, conhecidos como “A Síntese Moderna”, reuniram genética, paleontologia, sistemática e muitas outras ciências em uma poderosa explicação da evolução, mostrando como mutações e seleção natural podem produzir mudanças evolutivas de larga escala. Certamente, a Síntese Moderna não trouxe um fim ao estudo da evolução, mas se tornou a base para futuras pesquisas.



Uma nota interessante sobre variação genética e etnicidade.


Leia mais sobre A Síntese Moderna.



Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.