DNA, a Linguagem da Evolução:
Francis Crick e James Watson (2/2)

página anterior

O livro de receitas da Vida
Nos anos que se seguiram, Watson, Crick e outros pesquisadores descobriram o funcionamento básico do DNA. Eles perceberam que cada gene consiste de um trecho de pares de bases. Uma cópia de fita simples do gene era criada (conhecida como RNA mensageiro) e transportada para as fábricas de construção de proteínas na célula chamadas de ribossomos. Lá, a sequência de bases guiava a montagem de uma tira de aminoácidos que formava a nova proteína. Quando uma célula se divide, a dupla hélice se abre como um zíper e o DNA é replicado. É o livro de receitas da vida.

Usando o DNA
A biologia evolutiva foi revolucionada pela descoberta do DNA. Os pesquisadores perceberam que as mutações alteram a ortografia do livro de receitas. Um único par de bases pode mudar, ou um conjunto de genes pode ser duplicado. Essas mutações que conferem uma vantagem seletiva a um indivíduo se tornam mais comuns com o tempo e, em última instância, esses genes mutantes podem conduzir as versões anteriores à extinção.

A estrutura do DNA

Graças à descoberta do DNA, agora é possível para os cientistas identificar não somente os genes, mas as bases individuais. Antes da descoberta do DNA, cientistas podiam apenas descobrir a árvore evolutiva da vida pela comparação de corpos e células de diferentes espécies. Agora eles podem comparar seus códigos genéticos, o que lhes permite chegar aos ramos mais baixos da árvore que datam de bilhões de anos atrás.

• Estrutura de DNA segundo ilustração de Egenomes.org.