Genes discretos são herdados : Gregor Mendel (2/2)

página anterior

 prímula
 

O trabalho de Mendel passa despercebido
Mendel tentou aumentar o interesse pelos seus resultados, porém sem sucesso. Parte do problema foi que os botânicos do tempo de Mendel não estavam acostumados com aplicação de estatística na história natural e portanto eles não podiam perceber a importância da descoberta de Mendel. Além disso quando Mendel tentou replicar seus resultados com a prímula da noite, não funcinou – não porque suas ideias originais estivessem erradas, mas porque a genética da prímula é muito peculiar. Aparentemente Mendel até enviou um de seus trabalhos científicos à Darwin, mas Darwin nunca se deu ao trabalho de lê-lo. Os padrões que Mendel viu estavam lá na natureza para qualquer um ver. O próprio Darwin notou uma proporção 3:1 nas cores da flor boca-de-lobo. Mas, apesar de toda sua genialidade, Darwin não percebeu a importância dessa proporção.

Mendel abandonou seus experimentos nos anos 1860 e voltou sua atenção a dirigir seu monastério. Quando ele morreu em 1884, foi lembrado como um monge trabalhador com um dom para cultivar plantas. Seria apenas 15 anos após sua morte que cientistas perceberiam que Mendel havia revelado a resposta de um dos grandes mistérios da vida.

•Imagem da Prímula cortesia de Great Plains Nature Center; foto de Jim Mason.

 

Esquerda: os experimentos de Mendel com as prímulas da noite não produziram resultados consistentes com seu trabalho com ervilhas.



Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.