Anatomia Comparativa: Andreas Vesalius (2/2)

página anterior
Imagem da Fabrica

Desafiando o Galenismo
Aos 25 anos, Vesalius lançou um ataque total sobre Galeno. Ensinando em Pádua e depois em Bolonha, ele armou-se de esqueletos humanos e de macacos da Barbaria e mostrou aos estudantes reunidos o quão equivocado Galeno havia sido. Vesalius, em seguida, partiu para montar um novo livro de anatomia, que incluísse suas descobertas.Durante os quatro anos seguintes, Vesalius trabalhou com os melhores cortadores de bloco de Veneza e relatores da oficina de Ticiano. Ele nomeou seu livro De humani corporis fabrica libri septem, ou "Os Sete Livros sobre a Estrutura do Corpo Humano" – popularmente conhecido como a Fabrica. Nessa obra mestra de 1543, homens e mulheres aparecem despojados da pele (direita). Esqueletos (à esquerda) inclinam-se preguiçosamente contra colunas nos campos  italianos.

Outra imagem da Fabrica

Humanos não são tão exclusivos
A Fabrica llançou uma nova tradição na anatomia na Europa, em que anatomistas confiavam apenas em suas próprias observações e exploravam o corpo como um novo continente. Vesalius descobriu as importantes diferenças entre espécies e também ajudou a inaugurar a ciência da anatomia comparada, em que pesquisadores estudavam animais para achar suas semelhanças e diferenças. No processo, eles gradualmente começaram a reconhecer os humanos como sendo uma espécie entre muitas outras, com uns poucos traços exclusivos, mas com muitos outros em comum com outros animais. Cerca de 300 anos após Vesalius desestruturar a obediência cega à Galeno,, Darwin usou aquele vasto estoque de conhecimento anatômico para construir sua teoria da evolução.

• Imagens da Fabrica propriedade dos Regents of the University of Michigan.

Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.