Cromossomos, Mutação, e o Nascimento da Genética Moderna :
Thomas Hunt Morgan (2/2)

página anterior

Thomas Hunt Morgan

Gene Mutado = Nova Espécie?
 Talvez, especulam os cientistas, a evolução tenha acontecido conforme genes foram alterados. DeVries alegou que, se um gene mudou – se ele "mutou" – seria criada uma nova espécie em um único salto. Mas ninguém podia dizer ao certo o que as mutações até que pudessem ser estudadas de perto. Isso se tornou possível no laboratório de um biólogo da Universidade Columbia, Thomas Hunt Morgan (esquerda).

Vermelho-e-Branco de olhos moscas da fruta
Experimentos de Morgan envolvidos moscas de fruta de olhos vermelhos e brancos.

Morgan criou moscas-da-fruta aos milhares e sua equipe tentou criar moscas mutantes com raios-x, ácidos e outras substancias tóxicas. Finalmente, em uma linhagem de moscas inalteradas, os pesquisadores tiveram uma surpresa. Toda santa mosca daquela linhagem havia nascido com os olhos vermelhos, até que um dia surgiu uma mosca com olhos brancos. Alguma coisa havia se alterado espontaneamente na mosca de olhos brancos.

Mutação não é igual a Especiação
 Morgan percebeu que um dos seus genes havia sido alterado e que produziu um novo tipo de olho. Morgan cruzou uma mosca com olhos brancos com uma mosca de olhos vermelhos e teve uma geração de híbridos de olhos vermelhos. E quando ele criou os híbridos juntos, alguns dos netos tinham olhos brancos. Sua proporção era de três vermelhos para um branco. Por fim, aqui estava uma mutação, mas que não se encaixava na definição DeVries. DeVries pensou que as mutações criavam novas espécies, mas a mosca que tinha adquirido a mutação de olhos brancos manteve-se um membro da mesma espécie. Ainda pode acasalar com outras moscas e seu genes podem ser passados às gerações seguintes de forma mendeliana adequada.

Nascimento Da Genética
 O trabalho de cientistas como Morgan estabeleceu uma nova ciência: a genética. Não seria até 1953 que a estrutura molecular de genes (DNA)seria descoberta, e só mais tarde os cientistas descobririam como o código do DNA é usado pelas células para criar proteínas. Mas já na década de 1920, muitos dos paradoxos sobre os genes que atormentavam os biólogos anteriores foram dissolvidos. Genes nem sempre vêm em apenas duas versões diferentes, sendo um dominante e outro recessivo. As mutações podem criar muitas versões diferentes de mesmo gene (conhecidas como alelos). Enquanto uma única mutação pode, por vezes, criar uma mudança drástica para um organismo, como mudar os olhos de vermelhos para brancos, a maioria das mutações não pode. Isso porque a maioria das características são baseadas em muitos genes diferentes trabalhando juntos. Mutar qualquer um desses genes, muitas vezes só produz uma mudança sutil, mesmo nenhuma.

• Imagem de Morgan (PA96M3 #44) cortesia da University of Kentucky Special Collections and Archive.
• Imagem das moscas cortesia da University of Massachusetts Amherst Biology Department.

Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.