Divergência de linhagens e Extinção

A divergência de linhagens e a extinção tiveram lugar muitas vezes na história da vida – elas não são eventos únicos ou raros. Isso significa que se cientistas tem muitas informações sobre um clado, , eles podem calcular a taxa de extinçãoou a taxa de divergência de linhagens, conhecida taxa de diversificação.

O equilíbrio das taxas de diversificação e de extinção de um clado determina se o clado inteiro entrará em extinção ou não. Se, por exemplo, o clube de tirolês da sua escola está perdendo membros mais rápido do que consegue conquistá-los, ele não existirá por muito mais tempo..

Se esse processo continuar, o clube de tirolês será dizimando em 15 meses. Se esse processo continuar, o clube de tirolês será dizimando em 15 meses.

O mesmo processo opera na diversidade de um clado: se a extinção ocorrer mais frequentemente o que a divergência de linhagens, eventualmente, o clado inteiro será extinto. Por exemplo, trilobites e amonites tinham altas taxas de diversificação e extinção.

Isso significa que olhando para trás no registro fóssil, vemos muitas linhagens diferentes de trilobites e amonites, mas poucas que resistiram por longos períodos de tempo geológico. E é claro, para ambos os clados, em longo prazo, a extinção ocorreu mais frequentemente o que a divergência de espécies, com o resultado de que ambos estão extintos hoje.


Entender taxas de extinção e diversificação também nos dá uma nova maneira de olhar para a diversidade. Por exemplo, um clado pode ser grande porque está gerando novos membros (alta taxa de diversificação) ou porque raramente perde membros (baixa taxa de extinção).

Explore mais
Estases e alteraçõs de característica

  Prova Rápida


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.