Padrões em Macroevolução

Você pode pensar em padrões como “o que aconteceu quando”. Todas as mudanças, diversificações e extinções que aconteceram durante o curso da história da vida são padrões de macroevolução.

Entretanto, além dos detalhes de eventos passados individuais – como, quando a irradiação de besouros começou ou como eram as flores primitivas – biólogos estão interessados em padrões gerais que ocorrem por entre a árvore da vida:

1. EstaseEstase: Muitas linhagens na árvore da vida exibem estases, o que só significa que elas não mudam muito por um longo tempo, como mostrado na figura ao lado.

De fato, algumas linhagens mudaram tão pouco em um período tão grande que são geralmente chamadas de “fósseis vivos”. Os celacantos compreendem uma linhagem de peixe que se ramificou da árvore da vida perto da base do clado dos vertebrados. Até 1938, cientistas pensavam que os celacantos haviam sido extintos 80 milhões de anos atrás. Mas em 1938, cientistas descobriram um celacanto vivente de uma população no oceano Índico que parecia muito com seus ancestrais fósseis. Portanto, a linhagem do celacanto exibe o equivalente a cerca de 80 milhões de anos de estase.

celacanto
Um celacanto nadando perto de Sulawesi, Indonésia.


2. EstaseMudança de característica:
Linhagens podem mudar rápida ou lentamente. Alterações de características podem acontecer em uma única direção, como evoluir segmentos adicionais ou pode se auto-reverter ao ganhar e depois perder segmentos. Mudanças podem ocorrer dentro de uma ou dentre várias linhagens. Na figura à direita, a linhagem A muda rapidamente, mas sem uma direção particular. A linhagem B mostra alterações mais lentas e direcionadas.

Os trilobites, animais do mesmo clado que os insetos e crustáceos modernos, viveram a mais de 300 milhões de anos. Como apontado abaixo, seus registros fósseis sugerem claramente que várias linhagens foram submetidas a aumentos similares em número de segmentos ao longo de milhões de anos.

Trilobite mudanças costela

3.

Divergência de linhagens (ou especiação): Padrões de formação de linhagens podem ser identificados ao construir e examinar uma filogenia. A filogenia pode revelar que uma linhagem em particular tenha sofrido especiações incomumente frequentes, criando um tufo espesso de ramos na árvore (clado A, abaixo). Pode também revelar que a linhagem tem uma baixa taxa de divergência de linhagens, representada por um longo ramo com poucos galhos saindo dele (clado B, abaixo). Ou pode revelar que várias linhagens passaram por uma “explosão” de divergências ao mesmo tempo (clado C, abaixo).

4. ExtinçãoExtinção: Extinção é extremamente importante na história da vida. Pode ser um evento frequente ou raro dentro de uma linhagem ou pode ocorrer simultaneamente entre muitas linhagens (extinção em massa). Toda linhagem tem uma chance de ser extinta e é assustador quantas espécies já acabaram nas fendas perdedoras dessa roleta russa: mais de 99% das espécies que já viveram na Terra foram extintas. Nesse diagrama, uma extinção em massa acaba com a vida de muitas espécies, só sobrevivendo três.

Explore mais
•  Estases e alteraçõs de característica
•  Divergência de linhagens e Extinção

Ensine Isso!
•  Planos de aula para ensinar sobre ritmo de evolução e equilibrio pontuado
•  Planos de aula para ensinar sobre extinção



• Coelacanth photo courtesy of Mark V. Erdmann































Leia mais sobre celacanto.
Prova Rápida








Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.