Seleção Artificial em laboratório

Por milhares de anos, os seres humanos têm influenciado a evolução, através de mudanças que causamos no meio ambiente – e através de seleção artificial na domesticação de plantas e animais. Em muitos casos, cientistas documentaram cuidadosamente a evolução através de seleção artificial em laboratório.

Guppy
As manchas nos peixes guppy podem ser manipuladas através de seleção artificial.

John Endler realizou experimentos em microevolução, permitindo que a seleção artificial manipulasse as manchas nos Guppys (barrigudinhos)1. As manchas desse peixe são amplamente controladas geneticamente. As manchas que ajudam o peixe a se misturar com o ambiente circundante protegem-no da predação – mas manchas que os destacam ajudam os peixes a conseguir parceiras. Endler instalou populações similares desses peixes em lagoas artificiais em laboratório. As lagoas variavam na aspereza do cascalho no fundo e todas as lagoas tinham predadores. Abaixo, uma representação simplificada do experimento de Endler.

Após menos de 15 gerações de seleção, as marcas nos peixes de diferentes lagoas havia divergido substancialmente como resultado de seleção natural. Na presença de predadores, os peixes evoluíram para se misturar com o plano de fundo.

Endler então, realizou outro experimento, com as mesmas lagoas arranjadas, mas sem predadores.

Sem predadores, houve seleção sexual para barrigudinhos machos que se destacaram do plano de fundo e atraíram a atenção das fêmeas.

Explore mais
Exemplos de microevolução

1Endler, 1980

• Guppy photo © Cara Gibson and Katie McGhee

Prova Rápida






Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.