Efeitos da deriva genética (1 de 2)

Através do erro amostral, a deriva genética pode causar a perda de variação genética em populações.

A diminuição da variedade:
Imagine que nossas retiradas aleatórias do saco de bolinhas de gude produziram o seguinte padrão: 5:5, 6:4, 7:3, 4:6, 8:2, 10:0, 10:0, 10:0... Por que continuamos retirando na proporção 10:0? Visto que as bolinhas verdes deixaram de ser representadas em uma retirada, nós não podemos colocá-las de volta – estamos “presos” com apenas bolinhas marrons. A figura abaixo ilustra esse processo, começando pela retirada número quatro.

diminuir a variação

A mesma coisa acontece em populações. Se o gene para coloração verde derivar para fora da população, o gene estará fora para sempre – a menos, é claro, que uma mutação ou fluxo gênico reintroduza o gene verde.

A situação da proporção 10:0 ilustra um dos efeitos mais importantes da deriva genética: ela reduz a quantidade de variação genética em uma população. E com menos variação genética, a seleção natural tem menos o que fazer. Se a população verde desaparecer da população e a população acabar em uma situação onde seria vantajoso ser verde, a população estará sem sorte. A seleção não pode aumentar a frequência do gene verde porque ele não está lá para que a seleção atue sobre ele. A seleção só pode agir na variação que já está na população; ela não pode criar a variação.

próxima página


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.