Essa é uma revisão anterior do documento!


Derivadas

Nessa aula teremos apenas três exercícios que devem ser entregues no dia 14 de maio. Veja informações na página dos Alunos 2012 para saber como fazê-lo.

Exercícios 1

Para as funções que diferenciamos na mão durante a aula, (1) confira o resultado no Maxima,(2) produza um gráficos lado a lado da função e sua derivada, no intervalo definido.

  1. intervalo: -1 a +1
    • $f(x)=exp(x)+x^7$
  2. intervalo: -10 a +10
    • $ f(x) = x + sin(x) $
  3. intervalo: -1 a +1
    • $ f(x) = 5x^3 + 2$
  4. intervalo: -10 a +10
    • $ f(x) = cos(x) + sin(x)$
  5. intervalo: -100 a +100
    • $ f(x) = x^2 + x^3cos(x)$
  6. intervalo: 0 a +2
    • $ f(x) = exp(x) ln(x) $
  7. intervalo: -50 a +50
    • $ f(x) = x^5sin(x) $
  8. intervalo: -1 a +1
    • $ f(x) = \frac{1}{x} $
  9. intervalo: -1 a +1
    • $ f(x) = \frac{1}{x^2} $
  10. intervalo: -1 a +1
    • $ f(x) = \frac{exp(x)}{x} $
  11. intervalo: 1 a +20
    • $ f(x) = \frac{sin(x)}{x^2}$

<box 80% green |Dicas> Veja um exemplo de código abaixo:

############
# 1. f(x)=5x^2+4 
############
par (mfrow=c(1,2))
f1=function(x){5*x^2 +4}
curve(f1,-1,+1)
## derivada
df1=function(x){10*x}
curve(df1,-1,+1)
############

</box>

Exercicio 2

A baleia-bicuda-de-cuvier (Ziphius cavirostris) parece ter sua área de alimentação associada a inclinação e profundidade do assoalho marinho. Para estudar essas baleias um pesquisador hipotético 1) definiu um transecto de 5 Km (Oeste → Leste), a partir da costa, onde estudou o comportamento da Baleia.

Os dados de profundidade foram medidos nas seguintes distâncias (Km) do transecto:

dist=c(0,0.5, 1, 1.35, 1.72, 2.05,2.4, 3, 3.3, 3.77, 4, 4.5, 5 )
prof=c(-0.1, -0.5, -0.98, -1.12, -1.4, -.95, -1.05, -1.9, -2.33, -2.88, -2.85, -2.1, -2.2)

Para definir um modelo de profundidade o pesquisador usou uma expressão polinomial de sexto grau:

mod.prof<-lm(prof~dist + I(dist^2) + I(dist^3) + I(dist^4) + I(dist^5) + I(dist^6)) 
  

O que resultou no seguinte modelo da profundidade (prof) em função da distância da costa:

$$ prof= -0.103 + 1.226d - 6.823d^2 + 7.194d^3 - 3.130d^4 + 0.599d^5 + -0.042d^6 $$

O gráfico abaixo representa os dados e o modelo ajustado a eles:

  dist=c(0,0.5, 1, 1.35, 1.72, 2.05,2.4, 3, 3.3, 3.77, 4, 4.5, 5 )
  prof=c(-0.1, -0.5, -0.98, -1.12, -1.4, -.95, -1.05, -1.9, -2.33, -2.88, -2.85, -2.1, -2.2)
plot(prof~dist)
mod.prof<-lm(prof~dist + I(dist^2) + I(dist^3) + I(dist^4) + I(dist^5) + I(dist^6))
mod.prof$coefficients
plot(prof~dist,main="Transecto", ylab="Profundidade", xlab="Distância da Costa", pch=19, col="red", cex.axis=1.2, cex.lab=1.2, bty="l")
xdist=seq(0,5, by=0.001)
lines(xdist, predict(mod.prof,newdata=data.frame(dist=xdist)),  type="l", lty=2)
savePlot(file="grafTrans.png", type="png")

Perguntas

  • 1. Calcule a função da inclinação do terreno em relação à distância da costa.
  • 2. Produza o gráfico (1) da profundidade em relação à distância da costa e (2) da sua derivada em relação à distância, coloque-as lado a lado e estabeleça a relação de ambos com as características do ambiente.
  • 3. Uma hipótese é que a baleia concentre esforço de forrageio em profundidades intermediárias (entre 1Km e 1,5Km) em terrenos com inclinações negativas. Se essa hipótese estiver correta, onde vc. espera encontrar mais baleias ao longo da transecção? Qual a diferença entre uma inclinação negativa e positiva, nesse caso específico, relacionado ao ambiente?
1)
Não é um pesquisador de hipóteses!
questionario/deriva.1336760078.txt.gz · Última modificação: 2024/01/09 18:17 (edição externa)
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