Camila de Barros

Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Meus Exercícios

Ensaio

Águas de março fechando o verão, promessa de vida?

Águas de março fechando o verão, promessa de vida? Marsupiais neotropicais em geral apresentam reprodução sazonal coincidente com a estação chuvosa, o que é vantajoso uma vez que o aumento da precipitação leva a maior disponibilidade de recursos alimentares para estes animais. Ainda não é claro que fator desencadeia o início da reprodução, é necessário descobrir se o gatilho do período reprodutivo é diretamente a precipitação ou outros fatores abióticos, como temperatura e fotoperíodo. Mudanças climáticas poderão interferir na reprodução das espécies, já que poderá fazer com que o período reprodutivo não seja coincidente com período de maior disponibilidade de alimento no ambiente, afetando assim a sobrevivência da prole. Entender qual é o gatilho para o início do período reprodutivo permite que se entenda como mudanças climáticas afetarão estes animais. Com a correlação da proporção de fêmeas reprodutivas na população com a precipitação, temperatura e fotoperíodo, é possível identificar qual destes fatores é relevante para desencadear o período reprodutivo destes marsupiais.

Quando o período reprodutivo das espécies coincide com o período de maior disponibilidade de recursos, os filhotes que nascem nessa época se beneficiam de alimento abundante e consequentemente terão maior sobrevivência. Sabemos que para a maioria das espécies a coincidência do período reprodutivo com o período de maior de disponibilidade de alimentos é verdadeira, porém não se sabe ainda o que promove o início desse período reprodutivo nos marsupiais neotropicais. Há indícios de que o gatilho da reprodução nos marsupiais australianos responde a alterações no fotoperíodo, o que é interessante visto que o aumento do fotoperíodo se dá um pouco antes do período de maior disponibilidade de alimentos, assim os filhotes nascem logo no começo desta estação encontrando uma abundância de alimentos durante um tempo maior.

Se as animais entendem, a partir de um determinado processo fisiológico, que o aumento de recursos no ambiente é o gatilho para o início do período reprodutivo não importa quando isso acontece durante o ano que os animais continuarão reproduzindo exatamente neste período mais favorável. Contudo, se a resposta é a fatores indiretos, a coincidência pode deixar de existir. Atualmente, na região neotropical, o período de maior disponibilidade de recursos acontece no período chuvoso, que aqui no sudeste também coincide com temperaturas altas e maior fotoperíodo. Dentre estes fatores, há indícios que o aumento da disponibilidade de recursos seja causado apenas pelo aumento das chuvas. Porém, se o gatilho não é diretamente o aumento da disponibilidade de recursos mas um fator secundário, como fotoperíodo ou temperatura, mudanças climáticas poderão alterar essa coincidência e fazer com que os animais se reproduzam numa época menos favorável.

Através de um estudo de captura-marcação-recaptura, as fêmeas que forem capturadas teriam seu período reprodutivo determinado a partir da verificação das condições das mamas (inchadas ou não) e da presença de filhotes aderidos às tetas. A determinação do período reprodutivo ficaria restrita às fêmeas uma vez que nos machos os indicativos externos não são tão confiáveis. A partir da correlação da ocorrência dos eventos reprodutivos nas fêmeas com as variáveis ambientais (chuva, fotoperíodo e temperatura) seria possível identificar dentre esses fatores aquele que mais contribui para promover o período reprodutivo nessas espécies, que pode ser um fator único ou uma interação de fatores. Determinar o fator que desencadeia o período reprodutivo dos marsupiais neotropicais é fundamental para compreender como alterações climáticas podem afetar essas espécies. Com a verificação de caracteres externos que indicam o período reprodutivo das fêmeas em campo é possível relacionar o período reprodutivo com variáveis ambientais, o que indicaria qual o fator de maior importância para desencadear a reprodução nos marsupiais neotropicais.

Todavia, a questão abordada é muito mais ampla, sendo a sobrevivência da prole é apenas um dos pontos interessantes. A disponibilidade de alimentos é também importante para as mães, alguns estudos mostram que a condição nutricional materna pode interferir na razão sexual da prole (sendo proles com mais fêmeas oriundas de mães em melhor estado nutricional), desta forma a disponibilidade de alimentos é importante não apenas na fase inicial da vida da prole como também na fase reprodutiva da mãe.

alunos2009/barros/aluno.txt · Última modificação: 2024/01/09 18:19 por 127.0.0.1
www.chimeric.de Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0