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— | avaliacao [2016/02/08 21:58] – paulo | ||
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+ | ====== Avaliação da disciplina ====== | ||
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+ | Registro das avaliações da disciplina feitas pelos alunos. | ||
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+ | =====2014===== | ||
+ | ==== Pontos fortes ==== | ||
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+ | * Intervenções dos professores durante as discussões. Isto foi melhorando com o passar das discussões. | ||
+ | * Disciplina baseada em discussão de artigos: treinamento em leitura crítica, conhecer artigos que não são da área específica. | ||
+ | * Artigos bem escolhidos. | ||
+ | * Artigo clássico e contemporâneo | ||
+ | * Exercícios ajudam a entender e é bom que sejam feitos em casa e discutidos em sala. | ||
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+ | ==== Pontos fracos ==== | ||
+ | {{ : | ||
+ | * A sala de aula: quente, ar condicionado barulhento. | ||
+ | * Época ruim: terminou muito no fim do ano. | ||
+ | * Passar as festas com a responsabilidade do ensaio (outro problema de começar muito tarde). Preferível ter tempo para entregar o ensaio antes das férias. | ||
+ | ==== Sugestões ==== | ||
+ | * Discussões ao ar livre (Jardim da botânica, com picnic) com flichart. | ||
+ | * Começar a disciplina no início de novembro. | ||
+ | * Professores devem interferir em discussões que estejam perdendo pontos cruciais. | ||
+ | * Professores planejarem antes os tópicos relevantes de cada artigo para planejar sua interferência nas discussões. | ||
+ | * Evitar repassar cada passo dos exercícios na discussão. Pautar a discussão dos exercícios pelas perguntas do roteiro. | ||
+ | * Promover mais discussão durante as aulas teóricas (e.g. algum artigo polêmico para fechar). | ||
+ | * Discutir a proposta de cada um para o ensaio, na última aula ou por meio de forum online. | ||
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+ | =====2013===== | ||
+ | ====Pontos fortes==== | ||
+ | * Proposta pedagógica clara e coerente | ||
+ | * Abordagem construtivista | ||
+ | * Temas e artigos atualizados | ||
+ | * Discussões dos artigos | ||
+ | * Leitura de papers clássicos e sua comparação com artigos modernos | ||
+ | * Abordagem teórica | ||
+ | * Exercícios preparam bem a discussão | ||
+ | * Palestras após as discussões sintetizam bem | ||
+ | * Pessoas que falam pouco também compreenderam bem | ||
+ | * A experiência de moderar a discussão é positiva para os alunos | ||
+ | * A experiência de participar de discussões é positiva para os alunos | ||
+ | * Orientações claras sobre discussão, moderações, | ||
+ | * A moderação ser em dupla e não individual | ||
+ | * O conjunto de atividades promoveu um aprendizado efetivo do conteúdo | ||
+ | * Períodos de pausa em momentos estratégicos da disciplina | ||
+ | * As diferenças de formações e perspectivas entre os professores (incluindo discordâncias explícitadas nas discussões). | ||
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+ | ====Pontos fracos==== | ||
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+ | * A moderação deixa a ansiedade de qual o roteiro que os professores adotariam. | ||
+ | * Papel dos professores na moderação ainda intimida ou pode mudar o rumo. | ||
+ | * Época do ano em que foi oferecida: muito próximo ao fim de ano | ||
+ | * Palestra pelo professor que não participou das discussões por vezes não estava tão contextualizada. | ||
+ | * Exercícios em sala foi desperdício de tempo de aula. Assim como leitura, é algo a se fazer em casa | ||
+ | * Artigo (e figura) do Vellend foi citado e usado como apoio em várias ocasiões, mas só foi discutido no último dia. Funciona como referencial teórico para finalizar, mas não para ligar as aulas à medida do que foram dadas. | ||
+ | * Aula biogeografia: | ||
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+ | ====Sugestões==== | ||
+ | * Incluir a apresentação dos alunos na primeira aula, com ênfase em seu background e as razões do interesse em ecologia de comunidades | ||
+ | * Um efeito desejado é que a apresentação permite identificar as áreas e interesses de cada um, que facilita identificar pessoas que podem contribuir nas discussões. | ||
+ | * Refletir sobre o papel dos professores nas discussões e explicitar isso nas orientações sobre as moderações | ||
+ | * Por outro lado, professores não podem abrir mão do seu papel de orientar da discussão | ||
+ | * Oferecer a disciplina no início do ano (melhor para os mestrandos e tb porque fim de ano é mais cheio). | ||
+ | * Professores colaboradores participarem pelo menos das discussões dos artigos relacionados à sua palestra | ||
+ | * Texto do Levin (1996) como um leitura adicional para a primeira aula (além do I don't know) | ||
+ | * Substituir exercícios em sala por discussão dos resultados em sala, de pelo menos duas horas, com roteiro de perguntas sobre os resultados. | ||
+ | * Não é preciso mencionar o artigo de Vellend a cada aula. | ||
+ | * Leitura moderna da aula biogeografia e história alguma outra abordagem moderna e não mais de regressão local x regional | ||
+ | * Manter dias de intervalo no meio do curso, para pausa, leitura e exercícios práticos. | ||
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+ | =====2011===== | ||
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+ | ==== Pontos fortes ==== | ||
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+ | * Ênfase na discussão das teorias gerais. | ||
+ | * Equilíbrio entre teorias de nicho (seleção //sensu// Vellend) e as teorias baseadas em outros processos (deriva, especiação e dispersão). | ||
+ | * Feriados no decorrer da disciplina ajudaram, pois deram mais tempo para leitura. | ||
+ | * Tentativa de buscar um // | ||
+ | * Uso de um artigo clássico e um contemporâneo em cada unidade: | ||
+ | * Importante ler clássicos que já vimos citados várias vezes, mas não conhecíamos. | ||
+ | * Foram bons pontos de partida para entender e discutir a teoria. | ||
+ | * Leitura crítica e discussão de artigos: | ||
+ | * Ajuda a mudar a postura sobre artigos e conhecimento publicado. | ||
+ | * Estimula leitura crítica. | ||
+ | * Oportunidade de ler os artigos clássicos | ||
+ | * Exercícios práticos em computador facilitam o entendimento de conceitos | ||
+ | * Moderação: | ||
+ | * Tarefa de moderar e escrever a resenha é desafiadora mas ajudou a compreender em profundidade o artigo. | ||
+ | * Prepara melhor para o debate (os moderadores). | ||
+ | * É uma experiência importante de aprendizado. | ||
+ | * Deixa os colegas mais à vontade para intervirem na moderação. | ||
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+ | ==== Pontos Fracos ==== | ||
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+ | * Faltou tempo para ler os artigos após os exercícios respectivos. | ||
+ | * Falta um exercício sobre múltiplos estados, resiliência e histerese. | ||
+ | * Quatro artigos por aula foi difícil de assimilar, para alguns temas. | ||
+ | * Na semana sem feriado e com a tarefa de moderação faltou tempo para leitura. | ||
+ | * Resenha + moderação consumiu muito tempo. | ||
+ | * Faltou avaliação do andamento da moderação no decorrer da disciplina, como foi feito com a participação individual nas discussões, | ||
+ | * Faltou mais orientações sobre como moderar as discussões. | ||
+ | * Muitas das moderações enfatizaram uma releitura coletiva do texto. | ||
+ | * Principalmente no início, o fato de haver uma avaliação das contribuições na discussão inibiu a participação. | ||
+ | * Excesso de intervenção dos professores nas disciplinas. | ||
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+ | ==== Sugestões ==== | ||
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+ | * Incluir exercício sobre resiliência e histerese, que dê continuidade ao exercício de equilíbrio. | ||
+ | * Planejar tempo para ter os artigos introdutórios, | ||
+ | * Indicar um só texto introdutório, | ||
+ | * Incluir instruções objetivas no site, indicando o que se espera (e.g. número e tipo de questões que cada moderador deve apresentar). | ||
+ | * Professores podem conduzir a primeira moderação para dar o exemplo, e depois dar uma breve orientação. | ||
+ | * Propor que todos devem trazer uma questão para cada discussão. | ||
+ | * Sortear os moderadores ao início de cada discussão. | ||
+ | * Avaliação de cada moderação feita pelos alunos, anônima ou não. | ||
+ | * Explicar claramente que a avaliação das contribuições nas discussões é de atitude em contribuir com o debate, e não de acerto no conteúdo. | ||
+ | * Incluir no wiki espaço para os alunos postarem suas contribuições (artigos, dicas, sites, etc) | ||
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