Reunindo Primos Evolutivos:
Truta Steelhead e Arco-Íris

A truta steelhead (Oncorhynchus mykiss) herdou uma vida complicada de seus ancestrais. As trutas pequenas deixam as correntes de seu berço e nadam, às vezes centenas de quilômetros, para alcançar o oceano, onde elas podem se alimentar (e servir de alimento) por vários anos. Quando a necessidade de reproduzir surge, um peixe maduro se dirige as áreas de desova de seu nascimento. Mas nesse ponto da história, muitas dessas trutas entram de cabeça – literalmente e figurativamente – em um desafio maior: uma represa.

Na baía de São Francisco, por exemplo, represas e medidas de controle de inundação têm excluído trutas steelhead do curso superior do rio Alameda Creek por quase 50 anos. Um projeto para restaurar a truta steelhead ao seu curso natural ao longo desse rio irá construir uma estrada de peixe para ultrapassar esses obstáculos – e irá receber um impulso no tamanho da população proveniente dos parentes nativos há muito tempo perdidos: as trutas arco-íris.

A evolução impôs sobre as linhagens de trutas steelhead duas alternativas de estratégias vitais: ou migrar para o oceano ou permanecer nos córregos de água doce sem migrar – migrantes são chamados steelhead e os caseiros são chamados trutas arco-íris. As trutas steelhead nativas foram presas atrás da represa da Alameda Creek recém construída nos anos 1950 e 1960 e se tornaram trutas arco-íris residentes – e seus descendentes ainda vivem lá hoje.

Biólogos prevêem que quando as estradas de peixes estiverem construídas e funcionando, as trutas steelhead as trutas arco-íris nativas serão capazes de cruzar desde que elas compartilhem uma recente ancestralidade comum. E esperançosamente, uma vez que a truta steelhead e a truta arco-íris da Alameda Creek estiverem reunidas, a linhagem irá se sustentar, com alguns peixes permanecendo na residência e outros se aventurando no mar aberto e retornando para desovar.

 

 

 

 

 


Leia mais sobre a restauração das trutas steelhead em um artigo do San Francisco Chronicle por Rich DelVecchio em fevereiro de 2002.


 

pró
Decisões, e Mais Decisões!


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.