Árvores, não escadas

Muitas vezes no passado, biólogos se comprometeram com a incorreta idéia de que a vida pode ser organizada em uma escada de organismos inferiores para os superiores. Essa idéia está do cerne da Grande Cadeia do Ser de Aristóteles (veja a direita).

Similarmente, é fácil ter uma má interpretação de filogenias se assumirmos que alguns organismos são mais “avançados” do que outros; entretanto, filogenias não sugerem nada disso.

Nessa extremamente simplificada filogenia, uma especiação ocorreu resultando em duas linhagens. Uma levou aos musgos de hoje; a outra levou a samambaia, pinheiro e rosa. Desde a especiação, ambos tiveram igual quantidade de tempo para evoluir. Portanto, apesar de os musgos terem ramificado cedo na árvore da vida e compartilharem muitas características com o ancestral de outras plantas terrestres, espécies de musgo viventes não são ancestrais de outras plantas terrestres. Tampouco são mais primitivas. Musgos são os primos das outras plantas terrestres.

Então, quando lendo uma filogenia, é importante manter três coisas em mente:

  1. A evolução produz um padrão de relações, A B C D, entre linhagens que é similar a uma árvore, não a uma escada.

  1. Só porque nós tendemos a ler filogenias da esquerda para a direita, não significa que há relação com nível de “avanço”.

  1. Para qualquer evento de especiação em uma filogenia, a escolha de que linhagem vai para a direita e qual vai para a esquerda é arbitrária. As seguintes filogenias são equivalentes:

Biólogos geralmente colocam o clado em que estão mais interessados (sejam eles de morcegos, percevejos ou bactérias) do lado direito da filogenia.

Equívocos sobre seres Humanos
Os pontos descritos acima causam a maioria dos problemas quando se trata de evolução humana. A filogenia das espécies viventes mais próximas a nós se parece com esta:

É importante lembrarmos que:

  1. Humanos não evoluíram de chimpanzés. Humanos e chimpanzés são primos evolutivos e compartilham um ancestral comum recente que não era nem humano tampouco chimpanzé.


  2. Humanos não são “superiores” ou “mais evoluídos” do que qualquer outra linhagem existente. Desde que nossas linhagens se separaram, humanos e chimpanzés desenvolveram traços únicos para suas próprias linhagens.

 

 

Acima, a visão de Aristóteles da Grande Cadeia do ser. Sabemos agora que essa idéia está errada.

 

próximo
Construindo a Árvore


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.