Roteiro da prática – equação logistica

0. Preparação

  • a. Baixe o arquivo praticalogistica.xls
  • b. Abra-o no Excel e selecione a planilha Modelo Logistico (ML)
  • c. As colunas da planilha ML representam, respectivamente: o tempo, t, o tamanho populacional da espécie 1, X1(t), a taxa de crescimento populacional da espécie 1, R1, o tamanho populacional da espécie 2, X(t), a taxa de crescimento populacional da espécie 2, R2,
  • d. Cada linha da planilha ML representa um passo de tempo.
  • e. A planilha Figura 1 contém o gráfico X(t) e X2(t) por t.
  • f. Para alterar R1 e R2 basta mudar as células correspondentes na primeira linha.
  • g. Para alterar X1(0) e X2(0) basta mudar as células correspondentes na primeira linha
  • h. Formem duplas.

1. Qual o efeito de variar X(0) e R?

  • a. Cada dupla receberá um valor de R que deverá ser usado tanto para população 1 quanto para a população 2, de tal forma que R = R1 = R2.
  • b. Cada grupo deverá simular a dinâmica das duas populações para as diferentes valores de X(0)
    • i. X1(0) = 0,1 e X2(0) = 0,9
    • ii. X1(0) = 0,3 e X2(0) = 0,7
    • iii. X1(0) = 0,4 e X2(0) = 0,6
    • iv. X1(0) = 0,5001 e X2(0) = 0,5000

2. Perguntas (para responder e entregar por duplas)

  • a. Quantos valores diferentes de tamanho populacional são observados entre t=50 e t=66 (use apenas 5 casas decimais e anote os valores).
  • b. Para os valores testados, a condição inicial influencia o resultado final?
  • c. Como você caracterizaria a dinâmica observada?
    • i. Ela tende, sem oscilar, para um ponto de equilíbrio.
    • ii. Ela oscila até chegar em um ponto de equilíbrio.
    • iii. Ela apresenta oscilações estáveis entre dois valores.
    • iv. Ela apresenta oscilações estáveis entre quatro valores.
    • v. Ela apresenta oscilações estáveis entre oito valores.
    • vi. Ela varia de forma a não apresentar valores repetidos.
  • d. Na aula da manhã, nós encontramos que um ponto de equilíbrio da equação logística é X*=(R-1)/R. Coloque este valor em X1(0) e X2(0). Entre os valores de t=0 e t= 10, o que acontece com o tamanho populacional?
  • e. Nas condições do exercício d, o tamanho populacional permanece constante para t=80?
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