Desenho Robusto

Sugerido primeiramente por Pollock (1982), o desenho robusto incorpora modelos de populações abertas e fechadas. O modelo tem dois tipos de sessões de amostragem: primários e secundários. As ocasiões primarias são utilizado para o modelo população aberta e estimativa da sobrevivência e as sessões de captura dos períodos secundários para a estimativa da probabilidade de captura, dentro de cada período primário.

A taxa de retorno (captura e recaptura) podem ser decomposto da seguinte forma:

O modelo robusto permite que a taxa de transferência entre a superpopulação e a população amostrada seja modelada. Essa idéia foi formalizada na forma de uma emigração temporária. Como dificilmente temos uma amostra representativa de toda a população, alguns indivíduos estão indisponíveis para serem capturados e podem estar em um segundo momento, ou seja nosso universo de inferência está limitado aos indivíduos passíveis de serem capturados. Essa é uma maneira de incorporar esse problema.

Exercício 4

Baixe o arquivo de dados aqui

Esses dados foram simulados e não representam uma população real.

  1. faça uma análise exploratória usando modelo robusto
  2. selecione modelos plausíveis e interprete o significado dos parâmetros
  3. veja a estimativa do tamanho populacional para cada sessão primária e interprete a trajetória
  4. faça a estimativa por inferência multi-modelos (MMI)
exercicios/rob.txt · Última modificação: 2024/01/09 18:18 por 127.0.0.1
www.chimeric.de Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0