Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
questionario:int [2012/05/09 19:15] – [Exercício 2] mortaraquestionario:int [2024/01/09 18:18] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 19: Linha 19:
 Quais desses são integrais definidas e quais são integrais indefinidas? Quais desses são integrais definidas e quais são integrais indefinidas?
 ===== Exercício 2 ===== ===== Exercício 2 =====
 +
 +(Use o Maxima)
  
 Em algumas espécies o principal fator que leva a dispersão das sementes é o vento. É possível modelar a distribuição das sementes em função da distancia da fonte mecanisticamente, e uma das expressões, para ventos unidirecionais, que podem ser derivadas é  Em algumas espécies o principal fator que leva a dispersão das sementes é o vento. É possível modelar a distribuição das sementes em função da distancia da fonte mecanisticamente, e uma das expressões, para ventos unidirecionais, que podem ser derivadas é 
  
-* $ Q(x) = \frac{N_0W_s}{\sqrt{2\pi}\bar u \sigma_z} \exp \left[ - \frac{ (H-W_sx/\bar u)^2 } {2 \sigma_z^2} \right], x>$+* $ Q(x) = \frac{NW_s}{\sqrt{2\pi}\bar u \sigma_z} \exp \left[ - \frac{ (H-W_sx/\bar u)^2 } {2 \sigma_z^2} \right] $
  
 Os parâmetros dessa equação são: Os parâmetros dessa equação são:
  
-* $N_0$: a taxa de produção de sementes na fonte+* $N$: a taxa de produção de sementes na fonte
  
 * $\sigma_z$: o componente vertical da variância no movimento aleatório da semente * $\sigma_z$: o componente vertical da variância no movimento aleatório da semente
Linha 40: Linha 42:
 (Okubo & Levin, 1989) (Okubo & Levin, 1989)
  
-1) Vamos encontrar qual é o total de sementes que uma árvore dispersa em um raio de 1m. Para isso, integre a função $Q(x)$ entre e 1. Use $N_0 = 100$, $\sigma_z = W_s = \bar u = H = 1$.+1) Vamos encontrar qual é o total de sementes que uma árvore dispersa em um raio de 1m. Para isso, integre a função $Q(x)$ entre -1 e 1. Use $= 100$, $\sigma_z = W_s = \bar u = H = 1$.
  
-2) Qual é a expressão que, para uma certa distancia $d$, dá o total de sementes dispersadas entre 0 e d? (Use o Maxima)+2) Qual é o total de sementes dispersadas em [[http://maxima.sourceforge.net/docs/manual/en/maxima_5.html#IDX110|todo]] o eixo x? Esse resultado é esperado? 
 + 
 +3) Qual é a expressão que, para uma certa distancia $d$, dá o total de sementes dispersadas entre 0 e $d$
  
 * (Nota: ERF? Leia sobre essa função esquisita [[ http://en.wikipedia.org/wiki/Error_function | aqui ]]) * (Nota: ERF? Leia sobre essa função esquisita [[ http://en.wikipedia.org/wiki/Error_function | aqui ]])
  
-3) Mudemos agora nosso ponto de vista. Numa expedição de reconhecimento matemático pelo eixo x, intrépidos exploradores encontraram uma vasta e densa floresta, que se estende do ponto A ate o longínquo ponto B, composta por N fontes de sementes homogeneamente distribuídas. É possível construir uma função que nos dê a taxa de queda de sementes em cada ponto do eixo? (Como temos um modelo de vento unidirecional, suponha que venta de A para B)+===== Exercicio ===== 
 + 
 +No exercicio 2, consideramos a dispersão de sementes no espaço em um tempo fixo (como uma fotografia). Vamos agora observar a produção de sementes ao longo do tempo: agora $N$ sera uma função periódica do tempo para representar as estações do ano: 
 + 
 +* $ N(t) = N_0(\sin(t) + 1) $ 
 + 
 +Vamos usar $N_0 = 100$, e assim, nosso exercício anterior corresponde ao caso em que $\sin(t)=0$ (por exemplo, com $t=0$). 
 + 
 +Agora, nossa função $Q(x, t)$ depende não só de $x$, mas também de $t$: 
 + 
 +$ Q(x, t) = \frac{N(t)W_s}{\sqrt{2\pi}\bar u \sigma_z} \exp \left[ - \frac{ (H-W_sx/\bar u)^2 } {2 \sigma_z^2} \right] $ 
 + 
 +1) Encontre a densidade total de sementes dispersadas na distância entre -1 e 1 no tempo 0, para se certificar de que isso bate com o resultado anterior: $\int _{-1}^1 Q(x, 0) dx$. 
 + 
 +2) Qual é a densidade de sementes que caem sobre o ponto $x=1$ durante um ciclo anual completo, ou seja, com $t$ variando de 0 a $2 \pi$? Resolva a integral //no tempo//: $ \int _0 ^ {2 \pi} Q(1, t) dt$. 
 + 
 +3) Encontre uma expressão para a densidade de sementes em momento $t$ qualquer, no raio de x entre -1 e 1. Veja que essa resposta vai ser uma //função de t//, vamos chama-la de $h(t)$, onde $h(t) = \int _{-1}^1 Q(x,t) dx$. 
 + 
 +4) Use essa função que você achou na questão 2.3 para encontrar a densidade total de sementes dispersadas com x entre -1 e 1 e durante todo um ciclo anual. 
 + 
 +Nesse último exercício, você calculou a integral $ \int _0 ^ {2 \pi} h(t) dt$. Se você escrever a definição de $h(t)$ nessa expressão, vamos chegar a: 
 + 
 +$ \int _0 ^ {2 \pi} \int _{-1} ^ 1 Q(x, t), dx dt $ 
 + 
 +Parabéns! Você acabou de fazer uma [[http://pt.wikipedia.org/wiki/Integral_m%C3%BAltipla|integral dupla]]! 8-) 
 +===== Desafio ===== 
 +(Não precisa entregar essa parte, mas leia com carinho!) 
 + 
 +1) Na questao 2 acima, a nossa produção de sementes está posicionada na origem. Se uma árvore estiver em uma posição genérica x, escreva qual é a expressão da taxa de queda de sementes em um ponto y. 
 + 
 +2) Mudemos agora nosso ponto de vista. Numa expedição de reconhecimento matemático pelo eixo x, intrépidos exploradores encontraram uma vasta e densa floresta, que se estende do ponto A ate o longínquo ponto B, composta por N fontes de sementes homogeneamente distribuídas. É possível construir uma função que nos dê a taxa de queda de sementes em cada ponto do eixo? (Como temos um modelo de vento unidirecional, suponha que venta de A para B)
  
-4) É possível quantificar a taxa de emigração dessa floresta (a taxa de sementes que se fixam para além de B)?+3) É possível quantificar a taxa de emigração dessa floresta (a taxa de sementes que se fixam para além de B)?
  
-5) Como ficaria a expressão construída em se a floresta, ao invés de ser homogênea, tivesse suas fontes distribuídas seguindo uma normal?+4) Como ficaria a expressão construída em se a floresta, ao invés de ser homogênea, tivesse suas fontes distribuídas seguindo uma normal?
  
-6) E se ventasse metade do tempo para cada lado, como ficaria a expressão em 3?+5) E se ventasse metade do tempo para cada lado, como ficaria a expressão em 2?
  
-7) Usando a expressão obtida em 6, e o teorema fundamental do cálculo, descubra o ponto em que se fixa o maior numero de sementes.+6) Usando a expressão obtida em 5, e o teorema fundamental do cálculo, descubra o ponto em que se fixa o maior numero de sementes. 
 +====== Reposta ====== 
 +Veja a solução do exercício [[solucao:int|]]
questionario/int.1336590933.txt.gz · Última modificação: 2024/01/09 18:17 (edição externa)
www.chimeric.de Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0