Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisãoAmbos lados da revisão seguinte
start [2019/02/01 03:21] – [Critérios] paulostart [2024/01/09 14:44] – [Inscrições] paulo
Linha 1: Linha 1:
- 
 ====== Bem-vindo(a) ====== ====== Bem-vindo(a) ======
  
Linha 18: Linha 17:
      * Seleção      * Seleção
  
-Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, que propõem como diferentes combinações desses mecanismos criam e mantém as comunidades biológicas ([[http://pages.usherbrooke.ca/mvellend/Vellend_CommunityEcology_QRB2010.pdfVellend 2010|Vellend 2010]]).+Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, que propõem como diferentes combinações desses mecanismos criam e mantém as comunidades biológicas ([[http://pages.usherbrooke.ca/mvellend/Vellend_CommunityEcology_QRB2010.pdfVellend 2010|Vellend 2010]], [[https://press.princeton.edu/titles/10914.html|2016]]).
  
  
Linha 36: Linha 35:
  
 ==Renata Pardini==  ==Renata Pardini== 
-IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[http://ib.usp.br/dicom]]+IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[https://cienciadaconservacao.weebly.com/]]
  
 ''renatapardini[at]usp[ponto]br'' ''renatapardini[at]usp[ponto]br''
Linha 52: Linha 51:
   * [[http://www.iflscience.com/technology/how-read-and-understand-scientific-paper-guide-non-scientists|How to read and understand a scientific paper: a guide for non-scientists]]: um ótimo guia feito por Jenifer Raff, uma estudante de pós-graduação.   * [[http://www.iflscience.com/technology/how-read-and-understand-scientific-paper-guide-non-scientists|How to read and understand a scientific paper: a guide for non-scientists]]: um ótimo guia feito por Jenifer Raff, uma estudante de pós-graduação.
   * [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico.   * [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico.
-  * [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre que prestar atenção ao ler um artigo. +  * [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre ao que prestar atenção ao ler um artigo. 
-  * [[https://www.york.ac.uk/media/biology/documents/careers/critical_reading_handout.pdf|Critical reading]]:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico.+  * {{:bibliografia:critical_reading_handout.pdf|critical reading}}:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico.
  
 Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis): Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis):
-  * [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]]+  * [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]]
   * [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]]   * [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]]
   * [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]]   * [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]]
Linha 78: Linha 77:
 É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais. É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais.
  
-Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as idéias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. +Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as ideias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. 
  
 ==Participação efetiva em discussões== ==Participação efetiva em discussões==
 +
 Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos:
  
Linha 108: Linha 108:
 ==Dicas para uma moderação efetiva== ==Dicas para uma moderação efetiva==
  
-  * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualuqer interção humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, conversando com outros, e tentando novamente. +  * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualquer interação humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, conversando com outros, e tentando novamente. 
-  * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links do site [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering effective classroom discussions]] (especialmente sessão 6). Quanto mais as perguntas estimularem o pensamento e a integração de ideias melhor.  Evite perguntas que exijam só uma descrição do texto.+  * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links acima (um bom resumo está na sessão 6 de [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering effective classroom discussions]] ). Quanto mais as perguntas estimularem o pensamento e a integração de ideias melhor.  Evite perguntas que exijam só uma descrição do texto.
   * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, dê tempo para seus colegas pensarem.    * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, dê tempo para seus colegas pensarem. 
   * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não.   * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não.
Linha 148: Linha 148:
 ^  2016|  12|  6|  0|  1| ^  2016|  12|  6|  0|  1|
 ^  2017|  3|  2|  2|  0| ^  2017|  3|  2|  2|  0|
-^  Total %  ^  54%^  31%^  14%^  1%^+^  2019|  6|  7|  2|  0| 
 +^  2020|  6|  6|  0|  0| 
 +^  2021|  12|  2|  0|  0| 
 +^  2022|  10|  2|  1|  0| 
 +^  2023|  7|  2|  0|  0| 
 +^  Total %  ^  58,0%^  30,8%^  10,7%^  0,6%^ 
 + 
 ===== Bibliografia ===== ===== Bibliografia =====
  
-[[http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5213-de-02-de-junho-de-2005|Resolução 5213]] da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplinaapenas pelos alunos regularmente inscritos nela+bibliografia recomendada para cada tema está na seção "Temas e leituras"que você acessa pelo menu lateral.
  
-Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas.+Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A [[http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5213-de-02-de-junho-de-2005|Resolução 5213]] da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplina, apenas pelos alunos regularmente inscritos nela
  
  
 +
 +
 +
 + 
 ===== Inscrições ===== ===== Inscrições =====
-<WRAP center round info 60%> 
-=== Últimas vagas disponíveis === 
-Ainda temos algumas vagas e é possível inscrever-se até dia 01/02/2019. 
  
-Se você tem interesse escreva para [[prado@ib.usp.br]] +  * Próximo oferecimento: 29 de janeiro a 08 março de 2024. 
-</WRAP>+    * Aulas presenciais, de **29/01/24 a 08/02/24** e de **19/02 a 01/03/24**. Última semana (03 a 08/03/24) reservada para redação do ensaio 
 +    * Devido ao carnaval, haverá uma aula 08/02, quinta-feira. As demais aulas serão às 2as, 4as e 6as. 
 +    * Recesso de carnaval de 09/02 a 16/02 de 2024. 
 +  * **Inscrições abertas até 19 de janeiro de 2024**: 
 +     * Para solicitar sua inscrição, entre em contato com a [[https://pos.ib.usp.br|Secretaria de Pós-Graduação do IB-USP]], ou da sua unidade USP de origem. Em caso de dúvida, envie email aos professores 
 +   * Antes de se inscrever, por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de solicitar inscrição. 
 + 
  
-  * Próximo oferecimento: [[http://www.ib.usp.br/cpg/matricula/disciplinas-oferecidas-no-semestre.html|fevereiro de 2019]].  
-  * **Matrícula de 5 a 30 de novembro de 2018**, através de formulário específico, na [[http://www.ib.usp.br/cpg/|secretaria de pós graduação do IBUSP]] (ou da unidade USP de origem do aluno).  
-  * Por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de inscrever-se. 
-  * Caso tenha alguma dificuladade em inscrever-se entre em contato com os professores. 
  
  
  
start.txt · Última modificação: 2024/01/11 12:21 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0