Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisãoAmbos lados da revisão seguinte
start [2018/05/30 19:56] – [Inscrições] paulostart [2024/01/09 14:44] – [Inscrições] paulo
Linha 1: Linha 1:
- +====== Bem-vindo(a) ======
-====== Bem vindo(a) ======+
  
 Este é o sítio //wiki// de apoio à disciplina Ecologia de Comunidades (BIE5778) dos Programas de Pós-Graduação em [[http://ecologia.ib.usp.br/pos/|Ecologia]] e  [[http://www.ib.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=271&Itemid=138|Zoologia]] da USP. Este é o sítio //wiki// de apoio à disciplina Ecologia de Comunidades (BIE5778) dos Programas de Pós-Graduação em [[http://ecologia.ib.usp.br/pos/|Ecologia]] e  [[http://www.ib.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=271&Itemid=138|Zoologia]] da USP.
Linha 18: Linha 17:
      * Seleção      * Seleção
  
-Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, que propõem como diferentes combinações desses mecanismos criam e mantém as comunidades biológicas ([[http://pages.usherbrooke.ca/mvellend/Vellend_CommunityEcology_QRB2010.pdfVellend 2010|Vellend 2010]]).+Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, que propõem como diferentes combinações desses mecanismos criam e mantém as comunidades biológicas ([[http://pages.usherbrooke.ca/mvellend/Vellend_CommunityEcology_QRB2010.pdfVellend 2010|Vellend 2010]], [[https://press.princeton.edu/titles/10914.html|2016]]).
  
  
Linha 28: Linha 27:
 EACH - USP \\ [[http://lschiesari.wixsite.com/ecologia-aplicada]] EACH - USP \\ [[http://lschiesari.wixsite.com/ecologia-aplicada]]
  
-''lschiesari[at]gmail[ponto]com''+''lschiesa[at]usp[ponto]br''
  
 ==Paulo Inácio K. L. Prado==  ==Paulo Inácio K. L. Prado== 
Linha 36: Linha 35:
  
 ==Renata Pardini==  ==Renata Pardini== 
-IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[http://ib.usp.br/dicom]]+IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[https://cienciadaconservacao.weebly.com/]]
  
 ''renatapardini[at]usp[ponto]br'' ''renatapardini[at]usp[ponto]br''
Linha 52: Linha 51:
   * [[http://www.iflscience.com/technology/how-read-and-understand-scientific-paper-guide-non-scientists|How to read and understand a scientific paper: a guide for non-scientists]]: um ótimo guia feito por Jenifer Raff, uma estudante de pós-graduação.   * [[http://www.iflscience.com/technology/how-read-and-understand-scientific-paper-guide-non-scientists|How to read and understand a scientific paper: a guide for non-scientists]]: um ótimo guia feito por Jenifer Raff, uma estudante de pós-graduação.
   * [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico.   * [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico.
-  * [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre que prestar atenção ao ler um artigo. +  * [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre ao que prestar atenção ao ler um artigo. 
-  * [[https://www.york.ac.uk/media/biology/documents/careers/critical_reading_handout.pdf|Critical reading]]:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico.+  * {{:bibliografia:critical_reading_handout.pdf|critical reading}}:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico.
  
 Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis): Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis):
-  * [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]]+  * [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]]
   * [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]]   * [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]]
   * [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]]   * [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]]
Linha 78: Linha 77:
 É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais. É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais.
  
-Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as idéias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. +Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as ideias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. 
  
 ==Participação efetiva em discussões== ==Participação efetiva em discussões==
 +
 Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos:
  
Linha 104: Linha 104:
 No caso da nossa disciplina, uma boa estratégia é começar a discussão pelo artigo clássico e depois seguir para o artigo mais contemporâneo, fechando com uma comparação entre eles. Uma vez que a discussão dura 3 horas, grosseiramente pode-se planejar dois períodos de 1h-1h15 de discussão, um para cada artigo, separados por um intervalo de meia hora. No caso da nossa disciplina, uma boa estratégia é começar a discussão pelo artigo clássico e depois seguir para o artigo mais contemporâneo, fechando com uma comparação entre eles. Uma vez que a discussão dura 3 horas, grosseiramente pode-se planejar dois períodos de 1h-1h15 de discussão, um para cada artigo, separados por um intervalo de meia hora.
  
-Em cada artigo, possivelmente a questão mais básica a ser identificada é a(s) hipótese(s) sendo explícita ou implicitamente testada(s). Uma boa maneira de formular ou reformular uma hipótese é usar o formato ´SE... ENTÃO...´  ou, de maneira ainda mais completa, ´SE... ENTÃO... PORQUE´. ´SE´ explicita as premissas. ´ENTÃO´ enuncia a previsão do resultado que corroboraria a hipótese formulada (com o benefício adicional de explicitar se o que terá que ser demonstrado ou medido é operacional). ´PORQUE´ explicita o mecanismo gerando o resultado.  Claro que durante a discussão é importante se certificar que todos entenderam os métodos e resultados (se for o caso, indo de gráfico em gráfico) e a mensagem do texto, mas uma discussão de artigo deve ser bem mais do que uma leitura coletiva. Implica em avaliar tanto a qualidade técnica e a lógica interna do artigo – inclusive se as conclusões seguem de fato os resultados – como traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas+O material nos links acima podem auxiliar com dicas adicionais de como planejar uma moderação de discussão em sala de aulaA seguir vai nosso resumo destas dicas:
  
-O material nos links acima podem auxiliar com dicas adicionais de como planejar uma moderação de discussão em sala de aula.+==Dicas para uma moderação efetiva== 
 + 
 +  * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualquer interação humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, conversando com outros, e tentando novamente. 
 +  * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links acima (um bom resumo está na sessão 6 de [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering effective classroom discussions]] ). Quanto mais as perguntas estimularem o pensamento e a integração de ideias melhor.  Evite perguntas que exijam só uma descrição do texto. 
 +  * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, dê tempo para seus colegas pensarem.  
 +  * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não. 
 +  * Moderadores(as) dão o tom: (1) cultive a discussão respeitosa e um ambiente de curiosidade intelectual; (2) modere mas não domine, estimule que a discussão seja mantida e dirigida por todos (estimulando que se responda/ discuta/ comente/ explore o que veio antes, antes de mudar de assunto, por exemplo); (3) preocupe-se em criar momentos para que o grupo consiga resumir os progressos de entendimento que a discussão trouxe; (4) estimule que os participantes reflitam sobre a sua participação na discussão. 
 +  * Procure garantir que todas as ideias sejam ouvidas, mas esforce-se para manter o grupo focado, escolhendo os caminhos nos quais gastar mais tempo e quando é melhor cortar a discussão 
 +  * Não tenha medo quando a discussão vai para tópicos que você não domina; abrace a discussão genuína e a troca de ideias e conhecimentos.
  
 === Trabalho final === === Trabalho final ===
Linha 139: Linha 147:
 ^  2014|  6|  3|  3|  0| ^  2014|  6|  3|  3|  0|
 ^  2016|  12|  6|  0|  1| ^  2016|  12|  6|  0|  1|
-^  Total %  ^  54%^  31%^  13%^  1%^+^  2017|  3|  2|  2|  0| 
 +^  2019|  6|  7|  2|  0| 
 +^  2020|  6|  6|  0|  0| 
 +^  2021|  12|  2|  0|  0| 
 +^  2022|  10|  2|  1|  0| 
 +^  2023|  7|  2|  0|  0| 
 +^  Total %  ^  58,0%^  30,8%^  10,7%^  0,6%^ 
 + 
 ===== Bibliografia ===== ===== Bibliografia =====
  
-[[http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5213-de-02-de-junho-de-2005|Resolução 5213]] da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplinaapenas pelos alunos regularmente inscritos nela+bibliografia recomendada para cada tema está na seção "Temas e leituras"que você acessa pelo menu lateral.
  
-Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas.+Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A [[http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5213-de-02-de-junho-de-2005|Resolução 5213]] da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplina, apenas pelos alunos regularmente inscritos nela
  
  
 +
 +
 +
 + 
 ===== Inscrições ===== ===== Inscrições =====
-  * Próximo oferecimento: fevereiro de 2019.  + 
-  Matrículas no período regular do semestreveja calendário da [[http://www.ib.usp.br/cpg/index.php/matricula/calendario-de-matricula|CPG-IB]].  +  * Próximo oferecimento: 29 de janeiro a 08 março de 2024
-  Por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de inscrever-se+    Aulas presenciais, de **29/01/24 a 08/02/24** e de **19/02 a 01/03/24**. Última semana (03 a 08/03/24) reservada para redação do ensaio 
-  * Caso tenha alguma dificuladade em inscrever-se entre em contato com os professores.+    * Devido ao carnavalhaverá uma aula 08/02, quinta-feira. As demais aulas serão às 2as, 4as e 6as. 
 +    * Recesso de carnaval de 09/02 a 16/02 de 2024. 
 +  * **Inscrições abertas até 19 de janeiro de 2024**: 
 +     * Para solicitar sua inscrição, entre em contato com a [[https://pos.ib.usp.br|Secretaria de Pós-Graduação do IB-USP]], ou da sua unidade USP de origemEm caso de dúvida, envie email aos professores 
 +   Antes de se inscrever, por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de solicitar inscrição
 +  
  
  
  
start.txt · Última modificação: 2024/01/11 12:21 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0