Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisãoAmbos lados da revisão seguinte
apoio:intro [2019/02/02 14:50] – [Para discussão] pauloapoio:intro [2023/01/30 19:41] – [Modelos mecanísticos e fenomenológicos] paulo
Linha 18: Linha 18:
 == Joan Roughgarden == == Joan Roughgarden ==
 {{https://profiles.stanford.edu/proxy/api/cap/profiles/6236/resources/profilephoto/350x350.1509536205165.jpg?100  }} {{https://profiles.stanford.edu/proxy/api/cap/profiles/6236/resources/profilephoto/350x350.1509536205165.jpg?100  }}
-  * [[http://www.stanford.edu/group/roughlab/|Site do grupo de pesquisa]]+  * [[https://web.stanford.edu/~rough/|Página Institucional em Standford]]
   * [[http://www.nimbios.org/videos/vid_roughgarden|Vídeo de entrevista]] sobre matemática na biologia. Da ótima [[http://www.nimbios.org/videos|série de vídeos]] do [[http://www.nimbios.org|National Institute for Mathematical and Biological Syntesis]].   * [[http://www.nimbios.org/videos/vid_roughgarden|Vídeo de entrevista]] sobre matemática na biologia. Da ótima [[http://www.nimbios.org/videos|série de vídeos]] do [[http://www.nimbios.org|National Institute for Mathematical and Biological Syntesis]].
  
Linha 38: Linha 38:
   * Keller, E. F. 2009. Making sense of life: Explaining biological development with models, metaphors, and machines. Harvard University Press.   * Keller, E. F. 2009. Making sense of life: Explaining biological development with models, metaphors, and machines. Harvard University Press.
   * El-Hani, C.N. 2006. Generalizações Ecológicas. [[http://www.oecologiaaustralis.org/ojs/index.php/oa/article/viewArticle/249|Oecologia Australis 10 (1)]]. Uma revisão abrangente e profunda sobre o estado da teoria em ecologia, feita por um biólogo com sólida formação em filosofia da ciência.      * El-Hani, C.N. 2006. Generalizações Ecológicas. [[http://www.oecologiaaustralis.org/ojs/index.php/oa/article/viewArticle/249|Oecologia Australis 10 (1)]]. Uma revisão abrangente e profunda sobre o estado da teoria em ecologia, feita por um biólogo com sólida formação em filosofia da ciência.   
 +  * McIntosh, R. P. 1986. The Background of Ecology: Concept and Theory. – Cambridge University Press.
 +  * Pickett, S. T. A., Kolasa, J. and Jones, C. G. 2010. Ecological Understanding: The Nature of Theory and the Theory of Nature. – Academic Press.
 +  * Scheiner, S. M. and Willig, M. R. 2011. The Theory of Ecology. – University of Chicago Press.
 +
  
  
Linha 45: Linha 49:
   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].
   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.
 +  * [[https://ncase.me/fireflies/|Fireflies]], uma simulação computacional de padrão num nível de organização superior que depende da reação de cada parte do sistema ao estado do sistema.
            
-====Criatividade e aprendizado====+====Ignorância, Criatividade e aprendizado====
  
   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].
Linha 52: Linha 57:
   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.
   * [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem.   * [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem.
 +  * Dalmiya, V.  2008. Unraveling leadership - `Relational humility`and the search for ignorance. Chapt 12 in Hershock et al. Changing Education, Comparative Education Centre.
  
 === Criatividade na ciência === === Criatividade na ciência ===
Linha 62: Linha 68:
   * [[https://www.ted.com/talks/uri_alon_why_truly_innovative_science_demands_a_leap_into_the_unknown?language=en|Why science demands a leap into the unknown]]. TED Tlak by Uri Alon.   * [[https://www.ted.com/talks/uri_alon_why_truly_innovative_science_demands_a_leap_into_the_unknown?language=en|Why science demands a leap into the unknown]]. TED Tlak by Uri Alon.
  
-====Críticas ao funcionamento da ciência====+====Ciência e sociedade====
  
   * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento.   * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento.
   * [[https://www.youtube.com/watch?v=2HM8EjPM1vY|The end of the cartesian dream]], palestra de Dan Sarewitz com crítica ao funcionamento da ciência no mundo atual.   * [[https://www.youtube.com/watch?v=2HM8EjPM1vY|The end of the cartesian dream]], palestra de Dan Sarewitz com crítica ao funcionamento da ciência no mundo atual.
   * [[https://www.youtube.com/watch?v=XH7fhdSph4c|Science & Democracy Dialogues - Dan Sarewitz]], conversa com Dan Sarewitz sobre a relação entre incerteza científica e política.   * [[https://www.youtube.com/watch?v=XH7fhdSph4c|Science & Democracy Dialogues - Dan Sarewitz]], conversa com Dan Sarewitz sobre a relação entre incerteza científica e política.
 +  * [[https://www.thenewatlantis.com/publications/saving-science|Saving Science]], ensaio provocador de Dan Sarewitz, que levou a [[https://www.thenewatlantis.com/publications/must-science-be-useful|um debate intenso no mesmo fórum]].
   * [[https://darwinianas.com/2019/01/29/2881/|Num mundo sem fatos corremos riscos]], texto que distingue verdades de fatos, argumenta porque precisamos de fatos e usa isto para analisar os riscos das tendências negacionistas contemporâneas. Do blog [[https://darwinianas.com|Darwinianas]].   * [[https://darwinianas.com/2019/01/29/2881/|Num mundo sem fatos corremos riscos]], texto que distingue verdades de fatos, argumenta porque precisamos de fatos e usa isto para analisar os riscos das tendências negacionistas contemporâneas. Do blog [[https://darwinianas.com|Darwinianas]].
 +  * Pardini, R., Bertuol-Garcia, D., Araújo, B. D., Mesquita, J. P., Murer, B. M., do Carmo Pônzio, M., Ribeiro, F., Rossi, M. & Prado, P. I. (2021). COVID-19 pandemic as a learning path for grounding conservation policies in science. Perspectives in Ecology and Conservation, 19(2), 109-114. (veja também este [[https://darwinianas.com/2020/06/06/o-que-a-pandemia-nos-ensina-sobre-o-papel-da-ciencia-em-sociedades-democraticas/|post]] sobre negacionismo na pandemia, do [[https://darwinianas.com/|Blog Darwinianas]])
 +  * Leng, G. and Leng, R.I., 2020. The Matter of Facts: Skepticism, Persuasion, and Evidence in Science. Mit Press.
 +  * Boyce, P., Bhattacharyya, J., & Linklater, W.  2021. The need for formal reflexivity in conservation science. Conservation Biology.
 +  *  [[https://youtu.be/K08bJtesBf8?t=2597|A perspectiva ocidental da natureza e a crise ambiental]], palestra sobre ciência e valores de Renata Pardini.
 +  * [[ https://www.youtube.com/live/w-XAT_2wLbY|O negacionismo nos convida para à autocrítica]], palestra sobre novas abordagens para construção de conhecimento científico, por Paulo Inácio Prado.
 +
  
 === Produtivismo === === Produtivismo ===
  
   * [[http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/dec/09/how-journals-nature-science-cell-damage-science|How journals like Nature and Science are damaging science]]: uma crítica de Randy Schekman, pêmio Nobel de medicina.   * [[http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/dec/09/how-journals-nature-science-cell-damage-science|How journals like Nature and Science are damaging science]]: uma crítica de Randy Schekman, pêmio Nobel de medicina.
 +  * Neff, M.W., 2020. How academic science gave its soul to the publishing industry. [[https://issues.org/how-academic-science-gave-its-soul-to-the-publishing-industry/| Issues in science and technology, 36(2): 35-43]].
   * Smaldino, P.E. and McElreath, R., 2016. The natural selection of bad science. Royal Society Open Science, 3(9), p.160384.   * Smaldino, P.E. and McElreath, R., 2016. The natural selection of bad science. Royal Society Open Science, 3(9), p.160384.
   * Fischer, J., Ritchie, E.G. and Hanspach, J., 2012. Academia's obsession with quantity. Trends in ecology & evolution, 27(9): 473-474.   * Fischer, J., Ritchie, E.G. and Hanspach, J., 2012. Academia's obsession with quantity. Trends in ecology & evolution, 27(9): 473-474.
apoio/intro.txt · Última modificação: 2023/01/30 20:00 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0