Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisãoAmbos lados da revisão seguinte
apoio:intro [2019/01/15 12:44] – [Críticas ao funcionamento da ciência] pauloapoio:intro [2023/01/30 19:41] – [Modelos mecanísticos e fenomenológicos] paulo
Linha 14: Linha 14:
   * Roughgarden J. 2009. Is there a general theory of community ecology? //Biology and Philosophy// 224:521–529    * Roughgarden J. 2009. Is there a general theory of community ecology? //Biology and Philosophy// 224:521–529 
  
 +
 +===Sobre os(as) autores(as) ===
 +== Joan Roughgarden ==
 +{{https://profiles.stanford.edu/proxy/api/cap/profiles/6236/resources/profilephoto/350x350.1509536205165.jpg?100  }}
 +  * [[https://web.stanford.edu/~rough/|Página Institucional em Standford]]
 +  * [[http://www.nimbios.org/videos/vid_roughgarden|Vídeo de entrevista]] sobre matemática na biologia. Da ótima [[http://www.nimbios.org/videos|série de vídeos]] do [[http://www.nimbios.org|National Institute for Mathematical and Biological Syntesis]].
 +
 +==Earl Werner==
 +{{https://lsa.umich.edu/eeb/people/faculty-emeriti/eewerner/jcr:content/profileImage.transform/profile_portrait/image.1549091514127.jpg?100  }}
 +  * [[https://lsa.umich.edu/eeb/people/faculty-emeriti/eewerner.html|Site na U. Michigan]]
 +  * [[https://lsa.umich.edu/eeb/news-events/all-news/archived-news/2014/01/professor-earl-werner--a-giant-of-ecology--retires.html|Professor Earl Werner, “a giant of ecology,” retires]]
  
 ===== Material Suplementar ===== ===== Material Suplementar =====
Linha 20: Linha 31:
   * Scheiner, S. 2013. The ecological literature, an idea-free distribution. [[http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ele.12196/abstract|Ecology Letters 16: 1421–1423]]. //Belo editorial sobre a falta de teoria nos artigos de ecologia.//   * Scheiner, S. 2013. The ecological literature, an idea-free distribution. [[http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ele.12196/abstract|Ecology Letters 16: 1421–1423]]. //Belo editorial sobre a falta de teoria nos artigos de ecologia.//
   * Fawcett, T.W. and Higginson, A.D., 2012. Heavy use of equations impedes communication among biologists. [[http://www.pnas.org/content/109/29/11735.full|Proceedings of the National Academy of Sciences, 109(29): 11735-11739]]. // Como a aversão à matemática impede a interação entre teoria e empiria.  Veja também [[http://www.pnas.org/content/109/29/11735.full?tab=related|o debate resultante]].//   * Fawcett, T.W. and Higginson, A.D., 2012. Heavy use of equations impedes communication among biologists. [[http://www.pnas.org/content/109/29/11735.full|Proceedings of the National Academy of Sciences, 109(29): 11735-11739]]. // Como a aversão à matemática impede a interação entre teoria e empiria.  Veja também [[http://www.pnas.org/content/109/29/11735.full?tab=related|o debate resultante]].//
-  Outros artigos sobre as diferentes vertentes na ecologia de comunidades+   Austin, M.P. 1999. A silent clash of paradigms: some inconsistencies in community ecology. //Oikos 86//: 170-179.  
-     * El-Hani, C.N. 2006. Generalizações Ecológicas. [[http://www.oecologiaaustralis.org/ojs/index.php/oa/article/viewArticle/249|Oecologia Australis 10 (1)]]. Uma revisão abrangente e profunda sobre o estado da teoria em ecologia, feita por um biólogo com sólida formação em filosofia da ciência.    + 
-     AustinM.P. 1999A silent clash of paradigmssome inconsistencies in community ecology//Oikos 86//170-179+==== História  e epistemologia da biologia e ecologia ==== 
 + 
 +  * Kingsland, S. 1995. Modeling nature-Episodes in the history of population ecology. The Chicago University Press, Chicago. 
 +  * Keller, E. F. 2009. Making sense of lifeExplaining biological development with models, metaphors, and machines. Harvard University Press. 
 +  * El-Hani, C.N. 2006. Generalizações Ecológicas. [[http://www.oecologiaaustralis.org/ojs/index.php/oa/article/viewArticle/249|Oecologia Australis 10 (1)]]. Uma revisão abrangente e profunda sobre o estado da teoria em ecologia, feita por um biólogo com sólida formação em filosofia da ciência.    
 +  McIntoshR. P. 1986The Background of EcologyConcept and Theory– Cambridge University Press. 
 +  * Pickett, S. T. A., Kolasa, J. and Jones, C. G. 2010. Ecological UnderstandingThe Nature of Theory and the Theory of Nature– Academic Press. 
 +  * Scheiner, S. M. and Willig, M. R. 2011. The Theory of Ecology. – University of Chicago Press. 
 + 
 + 
  
 ====Modelos mecanísticos e fenomenológicos==== ====Modelos mecanísticos e fenomenológicos====
Linha 28: Linha 49:
   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].
   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.
 +  * [[https://ncase.me/fireflies/|Fireflies]], uma simulação computacional de padrão num nível de organização superior que depende da reação de cada parte do sistema ao estado do sistema.
            
-====Criatividade e aprendizado====+====Ignorância, Criatividade e aprendizado==== 
   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].
   * [[http://www.ted.com/playlists/124/ken_robinson_10_talks_on_educ.html|Top 10 talks on education at TED]], uma seleção de Ken Robinson.   * [[http://www.ted.com/playlists/124/ken_robinson_10_talks_on_educ.html|Top 10 talks on education at TED]], uma seleção de Ken Robinson.
   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.
 +  * [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem.
 +  * Dalmiya, V.  2008. Unraveling leadership - `Relational humility`and the search for ignorance. Chapt 12 in Hershock et al. Changing Education, Comparative Education Centre.
  
-====Críticas ao funcionamento da ciência====+=== Criatividade na ciência === 
 + 
 +==Criatividadade e combinação de ideias== 
 +  * Uzzi, B., Mukherjee, S., Stringer, M. and Jones, B., 2013. Atypical combinations and scientific impact. Science, 342(6157), pp.468-472. 
 +  * Mukherjee, S., Romero, D.M., Jones, B. and Uzzi, B., 2017. The nearly universal link between the age of past knowledge and tomorrow’s breakthroughs in science and technology: The hotspot. Science advances, 3(4), p.e1601315. 
 +==Uri Alon e a nuvem == 
 +  * Alon, U., 2009. How to choose a good scientific problem. Molecular cell, 35(6), pp.726-728. 
 +  * [[https://www.ted.com/talks/uri_alon_why_truly_innovative_science_demands_a_leap_into_the_unknown?language=en|Why science demands a leap into the unknown]]. TED Tlak by Uri Alon. 
 + 
 +====Ciência e sociedade====
  
   * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento.   * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento.
   * [[https://www.youtube.com/watch?v=2HM8EjPM1vY|The end of the cartesian dream]], palestra de Dan Sarewitz com crítica ao funcionamento da ciência no mundo atual.   * [[https://www.youtube.com/watch?v=2HM8EjPM1vY|The end of the cartesian dream]], palestra de Dan Sarewitz com crítica ao funcionamento da ciência no mundo atual.
   * [[https://www.youtube.com/watch?v=XH7fhdSph4c|Science & Democracy Dialogues - Dan Sarewitz]], conversa com Dan Sarewitz sobre a relação entre incerteza científica e política.   * [[https://www.youtube.com/watch?v=XH7fhdSph4c|Science & Democracy Dialogues - Dan Sarewitz]], conversa com Dan Sarewitz sobre a relação entre incerteza científica e política.
 +  * [[https://www.thenewatlantis.com/publications/saving-science|Saving Science]], ensaio provocador de Dan Sarewitz, que levou a [[https://www.thenewatlantis.com/publications/must-science-be-useful|um debate intenso no mesmo fórum]].
 +  * [[https://darwinianas.com/2019/01/29/2881/|Num mundo sem fatos corremos riscos]], texto que distingue verdades de fatos, argumenta porque precisamos de fatos e usa isto para analisar os riscos das tendências negacionistas contemporâneas. Do blog [[https://darwinianas.com|Darwinianas]].
 +  * Pardini, R., Bertuol-Garcia, D., Araújo, B. D., Mesquita, J. P., Murer, B. M., do Carmo Pônzio, M., Ribeiro, F., Rossi, M. & Prado, P. I. (2021). COVID-19 pandemic as a learning path for grounding conservation policies in science. Perspectives in Ecology and Conservation, 19(2), 109-114. (veja também este [[https://darwinianas.com/2020/06/06/o-que-a-pandemia-nos-ensina-sobre-o-papel-da-ciencia-em-sociedades-democraticas/|post]] sobre negacionismo na pandemia, do [[https://darwinianas.com/|Blog Darwinianas]])
 +  * Leng, G. and Leng, R.I., 2020. The Matter of Facts: Skepticism, Persuasion, and Evidence in Science. Mit Press.
 +  * Boyce, P., Bhattacharyya, J., & Linklater, W.  2021. The need for formal reflexivity in conservation science. Conservation Biology.
 +  *  [[https://youtu.be/K08bJtesBf8?t=2597|A perspectiva ocidental da natureza e a crise ambiental]], palestra sobre ciência e valores de Renata Pardini.
 +  * [[ https://www.youtube.com/live/w-XAT_2wLbY|O negacionismo nos convida para à autocrítica]], palestra sobre novas abordagens para construção de conhecimento científico, por Paulo Inácio Prado.
 +
  
 === Produtivismo === === Produtivismo ===
  
   * [[http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/dec/09/how-journals-nature-science-cell-damage-science|How journals like Nature and Science are damaging science]]: uma crítica de Randy Schekman, pêmio Nobel de medicina.   * [[http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/dec/09/how-journals-nature-science-cell-damage-science|How journals like Nature and Science are damaging science]]: uma crítica de Randy Schekman, pêmio Nobel de medicina.
 +  * Neff, M.W., 2020. How academic science gave its soul to the publishing industry. [[https://issues.org/how-academic-science-gave-its-soul-to-the-publishing-industry/| Issues in science and technology, 36(2): 35-43]].
   * Smaldino, P.E. and McElreath, R., 2016. The natural selection of bad science. Royal Society Open Science, 3(9), p.160384.   * Smaldino, P.E. and McElreath, R., 2016. The natural selection of bad science. Royal Society Open Science, 3(9), p.160384.
   * Fischer, J., Ritchie, E.G. and Hanspach, J., 2012. Academia's obsession with quantity. Trends in ecology & evolution, 27(9): 473-474.   * Fischer, J., Ritchie, E.G. and Hanspach, J., 2012. Academia's obsession with quantity. Trends in ecology & evolution, 27(9): 473-474.
   * Loyola, R.D., Diniz-Filho, J.A.F. and Bini, L.M., 2012. Obsession with quantity: a view from the south. Trends in Ecology & Evolution, 27(11): 585.   * Loyola, R.D., Diniz-Filho, J.A.F. and Bini, L.M., 2012. Obsession with quantity: a view from the south. Trends in Ecology & Evolution, 27(11): 585.
-  * +  * [[http://slow-science.org/|Slow Science Academy]] 
 +  * Hicks, D., Wouters, P., Waltman, L., Rijcke, S.D. and Rafols, I., 2015. [[http://www.leidenmanifesto.org/|Bibliometrics: the Leiden Manifesto for research metrics]].
  
-==== Joan Roughgarden ==== 
- 
-  * [[http://www.stanford.edu/group/roughlab/|Site do grupo de pesquisa]] 
-  * [[http://www.nimbios.org/videos/vid_roughgarden|Vídeo de entrevista]] sobre matemática na biologia. Da ótima [[http://www.nimbios.org/videos|série de vídeos]] do [[http://www.nimbios.org|National Institute for Mathematical and Biological Syntesis]]. 
  
apoio/intro.txt · Última modificação: 2023/01/30 20:00 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0