| Revisão anteriorPróxima revisão |
— | apoio:intro [2019/02/02 14:50] – [Para discussão] paulo |
---|
| ====== Introdução à Ecologia de comunidades====== |
| |
| |
| ===== Leituras ===== |
| |
| ====Introdutórias==== |
| |
| * Robert Root-Bernstein, 2008. //I don't know//. //In:// de Vitek, W., & Jackson, W. eds. The virtues of ignorance: complexity, sustainability, and the limits of knowledge. |
| |
| |
| ==== Para discussão ==== |
| * Werner, E.E. 1998. Ecological experiments and a research program in community ecology. pp 3-27 //In:// Resetarits B. & J. Bernardo. //Experimental ecology: issues and perspectives.// Oxford University Press. |
| |
| * Roughgarden J. 2009. Is there a general theory of community ecology? //Biology and Philosophy// 224:521–529 |
| |
| |
| ===Sobre os(as) autores(as) === |
| == Joan Roughgarden == |
| {{https://profiles.stanford.edu/proxy/api/cap/profiles/6236/resources/profilephoto/350x350.1509536205165.jpg?100 }} |
| * [[http://www.stanford.edu/group/roughlab/|Site do grupo de pesquisa]] |
| * [[http://www.nimbios.org/videos/vid_roughgarden|Vídeo de entrevista]] sobre matemática na biologia. Da ótima [[http://www.nimbios.org/videos|série de vídeos]] do [[http://www.nimbios.org|National Institute for Mathematical and Biological Syntesis]]. |
| |
| ==Earl Werner== |
| {{https://lsa.umich.edu/eeb/people/faculty-emeriti/eewerner/jcr:content/profileImage.transform/profile_portrait/image.1549091514127.jpg?100 }} |
| * [[https://lsa.umich.edu/eeb/people/faculty-emeriti/eewerner.html|Site na U. Michigan]] |
| * [[https://lsa.umich.edu/eeb/news-events/all-news/archived-news/2014/01/professor-earl-werner--a-giant-of-ecology--retires.html|Professor Earl Werner, “a giant of ecology,” retires]] |
| |
| ===== Material Suplementar ===== |
| |
| * Levin, S. 1992. The problem of pattern and scale in ecology. Ecology 73:1943-1967. |
| * Scheiner, S. 2013. The ecological literature, an idea-free distribution. [[http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ele.12196/abstract|Ecology Letters 16: 1421–1423]]. //Belo editorial sobre a falta de teoria nos artigos de ecologia.// |
| * Fawcett, T.W. and Higginson, A.D., 2012. Heavy use of equations impedes communication among biologists. [[http://www.pnas.org/content/109/29/11735.full|Proceedings of the National Academy of Sciences, 109(29): 11735-11739]]. // Como a aversão à matemática impede a interação entre teoria e empiria. Veja também [[http://www.pnas.org/content/109/29/11735.full?tab=related|o debate resultante]].// |
| * Austin, M.P. 1999. A silent clash of paradigms: some inconsistencies in community ecology. //Oikos 86//: 170-179. |
| |
| ==== História e epistemologia da biologia e ecologia ==== |
| |
| * Kingsland, S. 1995. Modeling nature-Episodes in the history of population ecology. The Chicago University Press, Chicago. |
| * Keller, E. F. 2009. Making sense of life: Explaining biological development with models, metaphors, and machines. Harvard University Press. |
| * El-Hani, C.N. 2006. Generalizações Ecológicas. [[http://www.oecologiaaustralis.org/ojs/index.php/oa/article/viewArticle/249|Oecologia Australis 10 (1)]]. Uma revisão abrangente e profunda sobre o estado da teoria em ecologia, feita por um biólogo com sólida formação em filosofia da ciência. |
| |
| |
| |
| ====Modelos mecanísticos e fenomenológicos==== |
| * [[https://dynamicecology.wordpress.com/2013/02/21/ecologists-need-to-do-a-better-job-of-prediction-part-iii-the-need-for-data|Mechanistic of phenomelogical?]] boa dicussão por Brian McGill, no blog [[https://dynamicecology.wordpress.com|Dynamic Ecology]]. |
| * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]]. |
| * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria. |
| |
| ====Criatividade e aprendizado==== |
| |
| * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]]. |
| * [[http://www.ted.com/playlists/124/ken_robinson_10_talks_on_educ.html|Top 10 talks on education at TED]], uma seleção de Ken Robinson. |
| * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas. |
| * [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem. |
| |
| === Criatividade na ciência === |
| |
| ==Criatividadade e combinação de ideias== |
| * Uzzi, B., Mukherjee, S., Stringer, M. and Jones, B., 2013. Atypical combinations and scientific impact. Science, 342(6157), pp.468-472. |
| * Mukherjee, S., Romero, D.M., Jones, B. and Uzzi, B., 2017. The nearly universal link between the age of past knowledge and tomorrow’s breakthroughs in science and technology: The hotspot. Science advances, 3(4), p.e1601315. |
| ==Uri Alon e a nuvem == |
| * Alon, U., 2009. How to choose a good scientific problem. Molecular cell, 35(6), pp.726-728. |
| * [[https://www.ted.com/talks/uri_alon_why_truly_innovative_science_demands_a_leap_into_the_unknown?language=en|Why science demands a leap into the unknown]]. TED Tlak by Uri Alon. |
| |
| ====Críticas ao funcionamento da ciência==== |
| |
| * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento. |
| * [[https://www.youtube.com/watch?v=2HM8EjPM1vY|The end of the cartesian dream]], palestra de Dan Sarewitz com crítica ao funcionamento da ciência no mundo atual. |
| * [[https://www.youtube.com/watch?v=XH7fhdSph4c|Science & Democracy Dialogues - Dan Sarewitz]], conversa com Dan Sarewitz sobre a relação entre incerteza científica e política. |
| * [[https://darwinianas.com/2019/01/29/2881/|Num mundo sem fatos corremos riscos]], texto que distingue verdades de fatos, argumenta porque precisamos de fatos e usa isto para analisar os riscos das tendências negacionistas contemporâneas. Do blog [[https://darwinianas.com|Darwinianas]]. |
| |
| === Produtivismo === |
| |
| * [[http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/dec/09/how-journals-nature-science-cell-damage-science|How journals like Nature and Science are damaging science]]: uma crítica de Randy Schekman, pêmio Nobel de medicina. |
| * Smaldino, P.E. and McElreath, R., 2016. The natural selection of bad science. Royal Society Open Science, 3(9), p.160384. |
| * Fischer, J., Ritchie, E.G. and Hanspach, J., 2012. Academia's obsession with quantity. Trends in ecology & evolution, 27(9): 473-474. |
| * Loyola, R.D., Diniz-Filho, J.A.F. and Bini, L.M., 2012. Obsession with quantity: a view from the south. Trends in Ecology & Evolution, 27(11): 585. |
| * [[http://slow-science.org/|Slow Science Academy]] |
| * Hicks, D., Wouters, P., Waltman, L., Rijcke, S.D. and Rafols, I., 2015. [[http://www.leidenmanifesto.org/|Bibliometrics: the Leiden Manifesto for research metrics]]. |
| |
| |