Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
start [2024/05/24 02:04] – [Inscrições] paulostart [2025/02/26 18:15] (atual) – [Inscrições] paulo
Linha 84: Linha 84:
  
   * Prepare-se para a discussão; traga suas questões   * Prepare-se para a discussão; traga suas questões
-  * Esteja atentoenvolvido engajado – seja agente ativo da sua educação/ aprendizado  +  * Esteja atenteenvolvide engajade – seja agente ative da sua educação/ aprendizado  
-  * Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas doprofessor. Importante aprender a conversar e escutar uns aos outros, navegar, negociar e discutir assuntos sérios, e trabalhar em direção a respostas entre colegas  +  * Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas dosprofessores. Importante aprender a conversar e escutar uns aos outros, navegar, negociar e discutir assuntos sérios, e trabalhar em direção a respostas entre colegas 
-  * Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, discordando, mas mais importante, especulando, questionando, analisando, comprometendo-se – antes de adicionar nova contribuição/ questão – pensar como uma corrida de revezamento!+  * Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, discordando, mas mais importante, especulando, questionando, analisando, comprometendo-se – antes de adicionar nova contribuição/ questão – pensar como uma construção coletiva em que você recebe algo trabalhado por alguém, e deve passar adiante adicionando seu trabalho.
   * Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece -  é aí que aprendemos!    * Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece -  é aí que aprendemos! 
-  * Você não precisa saber, mas precisa pensar! Seja responsável por pensar em uma resposta, por especular, por imaginar em voz alta.  +  * Você não precisa saber, mas precisa refletir. Seja responsável por pensar em uma resposta, por especular, por imaginar em voz alta.  
-  * Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, instantâneas, estomacais; respostas são ponderadas/ consideradas/ pensadas/ analíticas +  * Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, instantâneas, estomacais; respostas são ponderadas/ consideradas/ pensadas/ analíticas. 
-  * Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas  +  * Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas 
-  * Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, compartilhe a responsabilidade, discorde produtivamente, trabalhe para um entendimento mais profundo +  * Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, compartilhe a responsabilidade, discorde produtivamente, trabalhe para um entendimento mais profundo. 
-  * Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como um parceirocolaborador+  * Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como parceirecolaboradore
   * Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, por exemplo)   * Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, por exemplo)
-  * Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver    +  * Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver   
-  * Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todos – respeite discussão seus colegas!+  * Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todes. É um modeo de aprender coletivamente, pelo respeitar, valorização e cuidado com diversidade de pensamento existências presentes na discussão.
  
  
Linha 153: Linha 153:
 ^  2022|  10|  2|  1|  0| ^  2022|  10|  2|  1|  0|
 ^  2023|  7|  2|  0|  0| ^  2023|  7|  2|  0|  0|
-^  Total %  ^  58,0%^  30,8%^  10,7%^  0,6%^+^  2024|  6|  2|  0|  0| 
 +^  Total %  ^  58,8%^  30,5%^  10,2%^  0,5%^
  
  
Linha 169: Linha 170:
 ===== Inscrições ===== ===== Inscrições =====
  
-  * Próximo oferecimento: 27 de janeiro a 28 fevereiro de 2025. +  * Próximo oferecimento: entre 26 de janeiro e 27 de fevereiro de 2026 (período exato a confirmar) 
-  * Aulas presenciais, de **27/01/25 21/02/25** . Última semana (22 a 28/02/25) reservada para redação do ensaio +  * **Inscrições de 13/10 28/11/2025**, através de formulário específico:  
-  Inscrições abertas no [[https://pos.ib.usp.br/matricula/calendario.html|período de matrícula regular do segundo semestre de 2024]]+    * Estudantes de pós do IB-USP: preencher e enviar o [[https://drive.google.com/file/d/1UnNN35wW_bRPnch2ugAREGArgNOER8HO/view|formulário de matrícula]] para [[cpg@ib.usp.br]] 
 +    * [[https://pos.ib.usp.br/matricula/especial|Inscrições de quem não tem vínculo com cursos de pós-graduação da USP.]] 
 +    * Estudantes de outras unidades da USP: entrem contato com o serviço de pós-graduação de sua unidade.
   * Antes de se inscrever, por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de solicitar inscrição.   * Antes de se inscrever, por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de solicitar inscrição.
 +  * Deferimento da inscrições: até 05/12/2025.
 +  * Nossa disciplina oferece alguns recursos que visam a inclusão e acessibilidade. Entre em contato com os docentes se quiser conhecer o que já existe, ou para nos enviar suas demandas por novas práticas e recursos, para construirmos uma disciplina cada vez mais acessível.
 +  * **MUITO IMPORTANTE:** Se tivermos menos que 10 matrículas não é possível oferecer a disciplina. Confirmaremos dia 15/12/2025 se alcançamos est número mínimo.
    
 +
  
  
  
  
start.1716516296.txt.gz · Última modificação: 2024/05/24 02:04 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0