Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
apoio:intro [2023/01/30 15:05] – [Críticas ao funcionamento da ciência] pauloapoio:intro [2024/11/06 02:25] (atual) paulo
Linha 6: Linha 6:
 ====Introdutórias==== ====Introdutórias====
  
-  * Robert Root-Bernstein, 2008. //I don't know////In:// de Vitek, W., & Jackson, W. eds. The virtues of ignorance: complexity, sustainability, and the limits of knowledge+  * DalmiyaV.  2008. Unraveling leadership - `Relational humility`and the search for ignoranceChapt 12 in Hershock et alChanging EducationComparative Education Centre.
  
  
Linha 49: Linha 49:
   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].
   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.
 +  * [[https://ncase.me/fireflies/|Fireflies]], uma simulação computacional de padrão num nível de organização superior que depende da reação de cada parte do sistema ao estado do sistema, num nível de organização inferior.
            
 ====Ignorância, Criatividade e aprendizado==== ====Ignorância, Criatividade e aprendizado====
  
 +  * Robert Root-Bernstein, 2008. //I don't know//. //In:// de Vitek, W., & Jackson, W. eds. The virtues of ignorance: complexity, sustainability, and the limits of knowledge. 
   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].
   * [[http://www.ted.com/playlists/124/ken_robinson_10_talks_on_educ.html|Top 10 talks on education at TED]], uma seleção de Ken Robinson.   * [[http://www.ted.com/playlists/124/ken_robinson_10_talks_on_educ.html|Top 10 talks on education at TED]], uma seleção de Ken Robinson.
   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.
   * [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem.   * [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem.
-  * Dalmiya, V.  2008. Unraveling leadership - `Relational humility`and the search for ignorance. Chapt 12 in Hershock et al. Changing Education, Comparative Education Centre. 
  
 === Criatividade na ciência === === Criatividade na ciência ===
apoio/intro.1675091149.txt.gz · Última modificação: 2023/01/30 15:05 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0